Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Município da Lousã destaca importância do Sistema de Mobilidade do Mondego para a região

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 31-01-2019

  O presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes, disse hoje que o lançamento do concurso para as obras do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM) é um momento “muito importante” para a região.

PUBLICIDADE

O lançamento do concurso para as obras no antigo Ramal da Lousã, desativado em janeiro de 2010, ocorrerá na próxima segunda-feira, em Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra, depois de o Governo ter aprovado hoje uma autorização de despesa no valor de 85 milhões de euros.

Para Luís Antunes, esta decisão “representa um momento importante para o concelho e região, porque vem confirmar que o Governo está, claramente, empenhado na concretização do projeto e que está a concretizar ações concretas, nomeadamente esta aprovação e lançamento da obra”.

PUBLICIDADE

publicidade

“É uma notícia e um momento muito importante, que significa maior confiança a todos os agentes da região. O SMM vai ter um papel importante na atratividade e competitividade desta região”, sublinhou o autarca.

O SMM assenta numa solução de ‘metrobus’, de autocarros elétricos, que, segundo o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, pretende recuperar a mobilidade entre os concelhos da Lousã, de Miranda do Corvo e de Coimbra.

PUBLICIDADE

No final de uma reunião do Conselho de Ministros, hoje realizada, Pedro Marques anunciou a aprovação das “autorizações de despesa para o avanço imediato da obra”, através da reprogramação do programa Portugal 2020.

“A solução de ferrovia pesada já não servia a população”, considerou o ministro, destacando que esta solução permitirá servir melhor as populações, é mais eficiente e tem em conta a descarbonização.

Depois dos trâmites de concursos, a obra propriamente dita “entrará pelo ano de 2020 fora”, de forma a que o sistema possa começar a ser operado em 2021, “ainda que de modo faseado”.

O presidente do município da Lousã salientou ainda que os autarcas vão continuar “empenhados e exigentes no sentido de que toda a obra corra dentro do calendário definido e lutando para que a segunda fase no ramal urbano [dentro da cidade de Coimbra] se concretize com o menor desfasamento temporal”.

O primeiro-ministro, António Costa, e o ministro Pedro Marques lançam na segunda-feira de manhã o concurso de obras entre Serpins (Lousã) e Alto de São João (Coimbra), no auditório municipal de Miranda do Corvo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com