Cidade

Multidão visitou Convento de Santa Clara-a-Nova

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 20-05-2018

Uma “verdadeira multidão” rumou até ao Convento de Santa Clara-a-Nova para participar numa visita noturna organizada no âmbito do Dia Internacional dos Museus e a Noite Europeia dos Museus.

PUBLICIDADE

A organização, surpreendida pela adesão de tanta gente, fez tudo o que estava ao seu alcance para que esta “viagem monumental” entre a “Regra e a Parada” fosse um sucesso.

PUBLICIDADE

publicidade

A “caminhada”, que incluiu a área à guarda do Exército, onde estiveram instalados os extintos Batalhão de Serviço de Saúde e Museu Militar de Coimbra, passou pelos campos militares,  cisterna, torreão norte, dormitórios, refeitório, torreão sul, antigo Museu Militar, adro, igreja e claustro do Convento de Santa Clara-a-Nova.

PUBLICIDADE

O evento terminou no claustro do convento, com a atuação do Coro Vox Aetherea.

“Entendemos que o Dia Internacional dos Museus e a Noite Europeia dos Museus seria uma efeméride adequada para um conjunto de instituições organizarem uma visita a um espaço que nunca foi mostrado à cidade, na sua forma integral, e muito menos à noite”, salientou o alferes Diogo Teixeira Dias, da Direção de História e Cultura Militar.

Teresa Monteiro, coordenadora do “Roteiro Monástico de Coimbra” recordou que o convento já albergou o extinto Museu Militar de Coimbra de um lado, e mantém doutro um espólio de arte sacra e arte religiosa singulares”.

A base da organização deste evento, da mesma forma que a criação do Roteiro Monástico, foi  um momento de “diálogo e sinergias” – referiu Sílvia Gameiro, Diretora da Associação Apojovi e da Aposenior.

A iniciativa da Direção de História e Cultura Militar, da Apojovi e do Núcleo de Coimbra da Liga dos Combatentes, contou com o  apoio da Confraria da Rainha Santa Isabel e da Brigada de Intervenção.

Veja mais fotografias e vídeos no Facebook de Notícias de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE