Coimbra

Mulher resgatada do rio em Penacova depois de ter tentado travessia (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 11-07-2021

Uma mulher, com cerca de 75 anos teve que ser resgatada esta tarde do rio Mondego, mais concretamente junto ao açude da pista de pesca de Penacova, pelos Bombeiros Voluntários.

PUBLICIDADE

Artur Coimbra, antigo presidente da Câmara Municipal da vila e campeão de pesca desportiva, encontrava-se próximo do local onde ocorreu o incidente, com o clube de pesca num “treino de preparação para as provas dos campeonatos nacionais que vão decorrer no próximo mês”. A testemunha explicou ao Notícias de Coimbra que quando viu as viaturas dos Bombeiros a dirigirem-se para o final da pista de pesca, sendo médico, seguiu-lhes imediatamente o rasto caso fosse necessário socorrer alguém.

Os Bombeiros Voluntários de Penacova avançaram que a idosa não apresentava ferimentos e que foi transportada para uma unidade hospitalar “só por precaução, para ser observada e garantir que está mesmo tudo bem”.

PUBLICIDADE

publicidade

O ex-autarca disse que “não passou de uma situação de alarme”, e que foi um caravanista a dar o alerta aos bombeiros quando se “apercebeu de uma senhora, completamente desorientada e perdida no meio do rio”.

Artur Coimbra acrescentou ainda que a mulher, estava a tentar atravessar até à outra margem do rio pelo açude e que, apesar de “a água não ter mais de meio metro naquele local”, as rochas, o lodo e a “força da água que passa pelo açude” impediram que a mulher conseguisse fazer a travessia.

PUBLICIDADE

 

O médico referiu ainda que os Bombeiros retiraram a mulher da água com relativa facilidade, mas que a idosa se encontrava muito desorientada e que segundo uma primeira observação clínica “poderia sofrer de alzheimer pela elevada confusão mental que apresentava”.

“A senhora estava completamente desorientada, tentou atravessar o rio pela água fora, não teve noção do perigo, nem da dificuldade, ficou no meio do rio porque não conseguia andar nem para trás nem para a frente e já não sabia para onde é que podia ir”, elucidou o pescador.

De acordo com o testemunho de Artur Coimbra, a mulher, durante a travessia, transportava “um braçado de ervas e ramos que não queria largar por nada e que devia ser para o gado dela”.

“Depois de ter sido resgatada ainda pediu aos bombeiros que fossem ‘resgatar’ também o braçado de ervas”, refereiu este pescador.

Os Bombeiros Voluntários de Penacova confirmaram tratar-se de uma mulher com cerca de 75 anos, “habitante na localidade que se encontra junto ao açude onde tentou fazer a travessia”, acrescentaram que não sofreu qualquer ferimento neste acidente e afastaram a possibilidade de sofrer de alzheimer, por “não sofrer de nenhum problema clínico conhecido”.

A mesma fonte dos Bombeiros avançou que a senhora não apresentava ferimentos e que foi transportada para uma unidade hospitalar “só por precaução, para ser observada e garantir que está mesmo tudo bem”.

O alerta foi dado pelas 15:45 e acorreram ao local um total de oito operacionais entre Bombeiros Voluntários de Penacova e GNR, apoiados por três viaturas, de acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra-

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE