Coimbra

Movimento + Saúde quer cuidados continuados no Hospital do Lorvão

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 25-06-2019

O Movimento + Saúde para o Hospital de Lorvão, concelho de Penacova, distrito de Coimbra, mantém a luta pela reconversão da antiga valência psiquiátrica em unidade de cuidados continuados e espera que o parlamento aprove uma recomendação ao Governo.

PUBLICIDADE

O movimento cívico entregou na Assembleia da República (AR), em julho de 2018, uma petição em defesa de uma unidade de cuidados continuados, subscrita por mais de sete mil pessoas, posteriormente discutida na comissão parlamentar de Saúde, que elaborou “um relatório bastante favorável”, disse hoje à agência Lusa Eduardo Ferreira, porta-voz do grupo de cidadãos.

PUBLICIDADE

A petição será debatida no plenário da AR na próxima terça-feira, 02 de julho, estando prevista a apresentação de projetos de resolução que recomendam ao Governo a criação da nova unidade, adiantou.

“Estamos convencidos de que vai passar por unanimidade e vai dar uma grande força a esta nossa pretensão, contra a ideia absurda de instalar no Lorvão um hotel de charme. Os argumentos da nossa petição e de um projeto de resolução são muito coincidentes”, argumentou Eduardo Ferreira.

PUBLICIDADE

A esse propósito explicou que o concurso lançado no âmbito do projeto Revive – e que tinha o mês de maio como prazo-limite de receção de propostas para uma nova unidade hoteleira no mosteiro do Lorvão – “não teve candidatos, ficou deserto” e criticou “a teimosia” do Governo em estender o prazo concursal em três meses, até agosto.

“É um desrespeito por todas estas vontades [que querem uma nova unidade de saúde e a requalificação do antigo hospital, desativado em 2012]”, disse Eduardo Ferreira, antigo administrativo no estabelecimento hospitalar que, com ex-funcionários e moradores da freguesia de Lorvão, no concelho de Penacova, esteve na génese do movimento cívico.

“Há que interromper este processo [de eventual instalação do hotel], senão, um dia destes, ainda prolongam o prazo outra vez. Queremos que este edifício, que é monumento nacional, seja libertado desta amarra, volte a servir a saúde e seja requalificado”, defendeu.

Hoje, o Movimento + Saúde para o Hospital de Lorvão apresentou um conjunto de novas propostas de iniciativas em defesa da sua causa, nas quais se inclui uma deslocação à Assembleia Municipal de Penacova, “para tentar convencer o poder político local a juntar-se a este movimento, na defesa da melhor solução para Lorvão”, e uma vigília com tribuna pública, no próximo domingo, no jardim fronteiro ao Mosteiro de Lorvão, com a participação de diversas personalidades, representantes de instituições ligadas à saúde e à dependência, animação com artistas locais e um lanche partilhado com a população.

Na terça-feira, dia do debate na AR, o movimento está a organizar uma deslocação a Lisboa: “Queremos levar um grande número de pessoas para mostrar a grande adesão que esta questão tem na população de Penacova e do Lorvão”, declarou Eduardo Ferreira.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE