Cidade

Movimento saúda transportes urbanos de Coimbra mas quer mais medidas

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 03-05-2020

O movimento Somos Coimbra (SC) saúda as medidas dos transportes urbanos de Coimbra, para reporem a oferta e garantirem condições sanitárias, mas diz que é necessário torná-los “seguros, mais amigáveis e acessíveis a todos”.

PUBLICIDADE

O SC “saúda as medidas já anunciadas pelos SMTUC [Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra], mas entende que é necessário olhar para além do que acaba de ser decretado pelo Governo”, face à pandemia de covid-19, para “aumentar o nível de confiança dos utilizadores”, tornando estes serviços “seguros, mais amigáveis e acessíveis a todos”, afirma o movimento, numa mensagem enviada hoje à agência Lusa.

PUBLICIDADE

A Câmara de Coimbra anunciou no sábado o reforço da oferta de autocarros dos serviços de transportes públicos urbanos, em cerca de 70%.

“A partir da próxima segunda-feira, dia 04 de maio, a Câmara Municipal de Coimbra vai reforçar a oferta de autocarros dos SMTUC em cerca de 70%”, considerando a decisão do Governo de declarar situação de calamidade e de definir “uma estratégia de levantamento das medidas de confinamento”, afirma a autarquia.

PUBLICIDADE

publicidade

As medidas de contingência em prática nos transportes públicos da cidade “continuam em vigor e são reforçadas com o uso obrigatório de máscara de proteção em todas as viagens”, sublinha a Câmara.

O estado de emergência – que terminou no sábado – provocou “uma redução abrupta do número de passageiros nos transportes urbanos”, salienta ainda a autarquia, que adequou a oferta à baixa procura (nos dias úteis a procura diminuiu para cerca de 10% da média diária registada nos dois primeiros meses do ano, que foi de 50 mil a 60 mil passageiros, de acordo com dados dos SMTUC).

É necessário “olhar para além do que acaba de ser decretado pelo Governo, para aumentar o nível de confiança dos utilizadores, tornando os SMTUC seguros, mais amigáveis e acessíveis a todos”, defende o movimento, considerando que, para isso, se impõe a adoção de várias medidas.

Entres essas medidas, o SC defende a “reposição progressiva da oferta” de autocarros, e, “para preservar a viabilidade económica dos SMTUC” a melhoraria das “alternativas de compra de bilhetes”, nesta fase disponível em três lojas da cidade.

O desaconselhamento do “uso dos SMTUC aos idosos, durante os períodos de ponta”, a garantia de “um forte arejamento e renovação do ar dentro dos transportes”, e a “criação de campanhas de sensibilização e de informação” são outras das nove medias concretas preconizadas pelo SC.

O executivo municipal de Coimbra é formado por cinco eleitos do PS, três vereadores do PSD (um dos quais passou, no final de 2019, a independente), dois representantes do SC e um da CDU.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE