Coimbra

Movimento Republicano extingue-se com evocação de Humberto Delgado em Coimbra

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 07-06-2018

O Movimento Republicano 5 de Outubro (MR5O) vai extinguir-se na sexta-feira, em Coimbra, com uma evocação de Humberto Delgado, o general que há 60 anos desafiou Salazar como candidato presidencial da oposição democrática.

PUBLICIDADE

A ação realiza-se junto ao monumento ao 25 de Abril, na rua Antero de Quental, às 19:00, “com intervenção de fundadores” do MR5O, disse hoje à agência Lusa José Dias, um dos promotores.

PUBLICIDADE

“Em 2018, 60 anos depois, mantém-se a necessidade deste exercício da memória” das eleições presidenciais realizadas no dia 08 de junho de 1958, acrescentou.

No mês passado, com a Associação de Exilados Políticos Portugueses e entidades locais, José Dias foi um dos organizadores, no distrito de Coimbra, de quatro sessões comemorativas dos acontecimentos políticos, sociais e culturais do Maio de 1968, em Coimbra, Lousã, Miranda do Corvo e Condeixa-a-Nova.

PUBLICIDADE

publicidade

O MR50 foi criado em Coimbra, em 2008, com o propósito de “contribuir para a divulgação do republicanismo” e participar nas celebrações do centenário da implantação da República em Portugal, que decorreram por todo o país, em 2010.

Comemorar as datas republicanas do 31 de Janeiro e do 5 de Outubro e “integrar o movimento cívico pela reposição” deste feriado nacional, o que viria a concretizar-se em 2016 por iniciativa do atual Governo, foram outros dos objetivos dos fundadores Amadeu Carvalho Homem, Anabela Monteiro, Carlos Esperança, Fernando Fava e José Dias.

Ao fim de dez anos, o grupo considera “esgotada a agenda cívica a que se propôs, dando por concluída a sua existência”, seis anos após a morte, em 2012, do major-general e “militar de Abril” Augusto Monteiro Valente, que também esteve na criação do MR5O.

Contudo, o movimento “continuará individualmente, da forma e no local que cada um dos seus membros entenda como mais conveniente”, segundo uma nota que divulgaram.

Na sexta-feira, na “ato cívico evocativo das presidenciais de 08 de junho de 1958 e de homenagem ao marechal Humberto Delgado”, popularmente conhecido pelo epíteto de “General Sem Medo”, os promotores não deixarão de recordar a passagem deste pela cidade do Mondego, há 60 anos, no dia 31 de maio, no auge da campanha eleitoral, tendo como adversário o candidato da situação, Américo Tomás.

Nesses acontecimentos, destacou-se o antifascista Manuel Ramalho Gantes, de 92 anos, que tinha estado na dinamização da candidatura de Arlindo Vicente à Presidência da República e depois na negociação que permitiu a desistência deste a favor de Delgado.

Quando o “General Sem Medo” falou à multidão, em Coimbra, o estudante Ramalho Gantes, membro da República dos Kágados, e o advogado comunista Alberto Vilaça conseguiram iludir a PIDE e demais forças policiais, que tentavam impedir Delgado de chegar à Baixa, onde era esperado por milhares de pessoas.

A partir do Calhabé, Gantes, Vilaça e a mulher deste, Natércia, foram num carro à frente do descapotável do candidato da oposição, conduzindo-o por vias secundárias que a polícia política tinha deixado a descoberto, até chegarem sem grandes problemas ao Largo da Portagem, onde o general foi recebido em festa pela multidão.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE