Cidade

Movimento alerta para abate de plátanos em Coimbra “dentro de poucos dias” (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 02-09-2022

O movimento ClimAção teme que os cinco plátanos que se encontram na Avenida Emídio Navarro, junto ao Parque Verde de Coimbra, na rotunda perto da antiga Estação do Coimbra-Parque, sejam abatidos dentro de alguns dias para a construção do traçado do MetroBus.

PUBLICIDADE

Miguel Dias, um dos membros do movimento, adiantou hoje, durante a conferência de imprensa no local, que soube por “fontes não oficiais” que o abate daquelas cinco árvores está previsto para 12 de setembro. Apelou, por isso, à Câmara de Coimbra e à Infraestruturas de Portugal para que revejam o projeto.

O ClimAção Centro continua a lutar para salvar os cinco plátanos e considera que há alternativas viáveis para garantir o Metrobus mas também para manter as árvores. Uma das soluções sugeridas passa por criar um traçado alternativo ao definido no plano da Metro Mondego, que assenta na deslocalização da Estação prevista para aquela rotunda onde se encontram aqueles cinco plátanos, alguns com mais de 100 anos, para a zona onde estava a antiga estação do Coimbra-Parque, a cerca de 70 metros do local.

PUBLICIDADE

Este plano foi apresentado no dia 31 de agosto à Metro Mondego que, por sua vez, o fez chegar à Câmara Municipal. O movimento vai também apresentá-lo na segunda feira na autarquia, durante a reunião do Executivo.

Miguel Dias sublinha que não está em causa apenas o abate destes cinco plátanos e alerta para todas as outras árvores que vão ser abatidas na cidade, não estando muitas delas na linha do traçado previsto para o Metrobus. “O Metro pode e deve passar, mas as árvores têm de ficar”, frisou apelando a “uma maior sensibilização para o parque arbóreo da cidade”.

PUBLICIDADE

Veja os vídeos dos diretos Notícias de Coimbra:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE