Coimbra

Mostra de produtos biológicos e agrícolas no Mercado de Oliveira do Hospital

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 10-03-2016

No próximo sábado, 12 de março, realiza-se mais uma edição da Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra”, no Mercado Municipal.

PUBLICIDADE

chouriça

Promovida pelo Município de Oliveira do Hospital (MOH) e pela ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, a mostra estará de portas abertas, como habitualmente, entre as 8:00 e as 13.00.

PUBLICIDADE

publicidade

A caminho de completar seis anos de realização ininterrupta, “Da Nossa Terra” é ponto de encontro entre produtores que mensalmente ali marcam presença, e os consumidores que procuram os produtos frescos e de qualidade vindos diretamente das hortas e das produções artesanais dos produtores do concelho e da região.

Depois de alguns produtores “Da Nossa Terra” terem marcado presença na 25.ª Festa do Queijo Serra da Estrela e Outros Produtos Locais de Qualidade de Oliveira do Hospital, no próximo sábado, as bancas do Mercado Municipal irão encher-se com o colorido e frescura da diversidade dos produtos da época, nomeadamente os hortícolas e frutícolas.

PUBLICIDADE

A estes, todos meses, também se juntam outros produtos endógenos de qualidade, de que são exemplos o queijo e enchidos, as compotas e o mel, os licores, a pera passa e frutos secos, o pão e biscoitos, ou o azeite biológico, entre outros. Ao final da manhã será oferecida uma saborosa Sopa de Peixe, com a colaboração dos produtores presentes.

A Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital mantém-se fiel aos objetivos e espírito que levaram à sua criação, conjugando da melhor forma a componente de valorização dos produtos locais, a componente comercial e a componente de educação e sensibilização para a preservação dos estilos de vida tradicionais e valores da ecologia.

São estas as razões que fizeram “Da Nossa Terra” um evento marca em Oliveira do Hospital e lhe proporcionaram um estatuto de excelência junto dos diferentes segmentos de consumidores que ao longo destes seis anos têm preferido esta mostra para fazerem as suas compras, no segundo sábado de cada mês.

Evento pioneiro na região, “Da Nossa Terra” ultrapassou rapidamente as fronteiras do concelho de Oliveira do Hospital para se afirmar regionalmente e ser uma montra mensal do melhor da região da Beira Serra, do Dão, do Planalto Beirão e das Serras da Estrela e do Açor.

Ao longo destes anos, tem sido distinguida por diferentes entidades a nível nacional, que reconhecem a importância desta mostra que constituiu, igualmente, um exemplo de boas práticas inspirador para outras iniciativas semelhantes.

A Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital mantém sempre em aberto a possibilidade dos produtores se inscreverem. Para o efeito, todos os interessados em divulgar e comercializar os seus produtos, neste ou nos meses seguintes devem efetuar a sua inscrição no Gabinete de Apoio à Vereação, através do endereço eletrónico gav@cm-oliveiradohospital.pt ou contacto telefónico 238 605 257.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE