Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Mosteiro da Batalha comemora 30 anos como Património Mundial com programa “eclético”

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 15-12-2013

 O Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, vai assinalar os 30 anos de classificação como Património Mundial da Humanidade da UNESCO com um programa “eclético”, anunciou hoje o diretor do monumento, Joaquim Ruivo.

PUBLICIDADE

Os 30 anos da classificação assinalaram-se no dia 09 de dezembro e Joaquim Ruivo assegurou que a programação para 2014, apresentada hoje no Mosteiro da Batalha, é “diversificada, eclética e internacional”.

As comemorações iniciaram-se hoje com a inauguração da exposição “Milagre” – Elogio aos Painéis de Nuno Gonçalves”, da autoria de J. Rosa G.

PUBLICIDADE

publicidade

Em janeiro será lançado um livro, baseado na tese de mestrado de Cláudio Oliveira, que irá abordar o Mosteiro da Batalha e toda a sua envolvência urbana e viária.

O programa conta ainda com uma conferência internacional, que terá a participação de Rob Riemen, “uma referência do pensamento contemporâneo”, e com um concerto de Rodrigo Leão, no dia 10 de maio.

PUBLICIDADE

O monumento receberá, ainda, uma exposição internacional de escultura contemporânea – 5.ª Essência.

Em França, estará patente uma exposição fotográfica, que percorrerá em itinerância a região de Pau, Bordéus e Paris, dando a conhecer o Mosteiro da Batalha.

A Sala do Capítulo, por sua vez, será o palco para o projeto teatral “A Abóbada não caiu! Abóbada não cairá”, nos meses de julho e agosto.

A encerrar as comemorações, realizar-se-á o primeiro congresso internacional “Empresas – Um código emblemático europeu (1350-1550)”. O evento será presidido por Michel Pastoureau, “um dos mais reputados medievalistas”, disse Joaquim Ruivo.

Na apresentação do programa das comemorações do Mosteiro da Batalha foi ainda revelada a Rota do Património Unesco.

Esta rota consiste na criação de uma rede turística que abrange todos os monumentos classificados pela UNESCO na região Centro.

“É importante a presença dos três monumentos do edificado mundial desta rede, agora que também irá contar com Coimbra. Sabemos que estes mosteiros são absolutamente essenciais, não só para a cultura, mas também para o desenvolvimento”, disse o secretário de Estado, Jorge Barreto Xavier.

O governante salientou, também, a “importância das redes”.

“Somos melhores e mais capazes quando trabalhamos juntos do que quando trabalha cada um para o seu lado”, acrescentou.

Também o presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, considerou que a “rede” é “o pilar para acrescentar valor económico” à região.

Pedro Machado salientou que é preciso juntar a esta rede outros municípios. “Ao estabelecermos um circuito diversificado teremos melhores condições para aumentar a atratividade desta região”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com