Coimbra

Montemor-o-Velho assinala 25 anos do Quartel dos Bombeiros

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 17-02-2017

O auditório da BMAD – Biblioteca Municipal Afonso Duarte, em Montemor-o-Velho, recebeu uma participada sessão evocativa dos 25 anos da inauguração do Quartel-sede dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho, no dia 17 de fevereiro.

PUBLICIDADE

unnamed (6)
A iniciativa, levada a cabo pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho (AHBVMV), está integrada no programa do 85º aniversário da corporação montemorense.
“A obra da construção do quartel foi visionária e foi levada a cabo por visionários. Está atual, está bem construída, está bem dimensionada e o seu edifício foi legalizado em 2013”, avançou o presidente da Câmara, Emílio Torrão.
Com palavras de elogio para quem “teve a ousadia e a coragem de pensar a obra”, o autarca montemorense fez questão de destacar “a relação de grande cumplicidade e ajuda mútua que existe atualmente entre as duas instituições”.
Emílio Torrão lembrou também os investimentos municipais feitos para ter “uma Proteção Civil de primeira linha”, na aposta que tem sido feita na prevenção e reiterou: “Eu tenho defendido a candidatura dos bombeiros voluntários (para a realização de obras no quartel) e, por isso, em memória e honra de todos aqueles que se sacrificaram pela instituição, desejo que seja aprovada”.

unnamed (7)
Na ocasião, o presidente da direção da AHBVMV, Nuno Rasteiro, fez referência às necessidades de intervenção no quartel e reforçou: “Um dos nossos objetivos é criar condições para que os operacionais possam ter um melhor desempenho”.
Na abertura da sessão evocativa, o comandante dos Bombeiros Voluntários, Joaquim Carraco, referiu que “passado 25 anos, o quartel apresenta algumas desadequações”. “Os tempos são outros e existe a necessidade de, por exemplo, construir uma camarata feminina”.
A par da apresentação do projeto que prevê a realização de melhorias no edifício, o momento foi também aproveitado para reconhecer os elementos da direção de 80/83, que lançaram o projeto do quartel, da direção que à época lançou a 1ª pedra e inaugurou as instalações, do comando e dos presidentes de Câmara João Pinto Correia (presidente aquando do lançamento da 1ª pedra), Manuel Carraco (presidente aquando da inauguração).
Ao longo da sessão e no período de debate, as diversas intervenções ajudaram a traçar a história da corporação montemorense e do quartel, desvendando algumas das dificuldades e curiosidades sobre a sua construção, bem como foram lembradas algumas personalidades que foram decisivas para a concretização da obra.
O programa de aniversário dos Bombeiros Voluntários continua sábado, dia 18, entre as 10h e as 17h, com o Quartel aberto na Freguesia das Meãs. Às 22h, realiza-se o espetáculo com Custódio Gonçalves e suas Bailarinas, Banda MANIFESTO, Banda LED e Grupo BWS, na Associação Cultural Desportiva e Recreativa das Meãs do Campo.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE