Coimbra

Montemor-o-Velho valoriza o que é nosso

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 26-08-2015

De 4 a 13 de setembro, Montemor-o-Velho volta a celebrar  a cultura e a tradição  da Feira do Ano e das Festas Concelhias.

PUBLICIDADE

unnamed (2)

Emílio Torrão, presidente da edilidade e a sua adjunta, Diana Andrade, apresentaram o evento “sempre com os olhos postos no futuro” e  “a valorizar o que é nosso!”

PUBLICIDADE

publicidade

As noites de setembro prometem ficar ainda mais quentes com um vasto e muito animado programa que vai continuar a mostrar o que de melhor existe no concelho de Montemor-o-Velho.

O largo da Feira, local icónico da comemoração do Dia de Nossa Senhora da Vitória, desde há longos anos associada à feira do ano, da roupa velha, das cebolas, da fruta e do cavalo volta a receber mais uma edição da Feira do Ano – Festas Concelhias.

PUBLICIDADE

Segundo a autarquia local, no ano passado a vontade de realizar o impossível foi mais forte e conseguimos devolver os festejos ao largo da Feira. Recuperámos um espaço que é para ser partilhado por todos e este ano queremos que a festa seja ainda maior.

Com seis noites dedicadas às freguesias, as festas prometem mexer com a dinâmica concelhia e unir ainda mais a população. A etnografia, o folclore, as filarmónicas, o fado e a música popular voltarão a proporcionar momentos inesquecíveis.

A Feira do Ano ganhou um novo fôlego, começa a conquistar de novo o carinho de todos e a despertar um renovado interesse do tecido empresarial.

Em 2015 o número de expositores quase quadruplica, passando de 43 para 169 e a área do recinto da Feira do Ano – Festas Concelhias ocupa 28 mil metros quadrados, o equivalente a cerca de três campos de futebol.

Também a dinâmica do tecido empresarial e agrícola vai estar realçada nas Festas, com uma Feira Agrícola e Industrial.

O Município Montemor-o-Velho continua a fazer todos os esforços para dar visibilidade aos artesãos do concelho, desvendando, deste modo, um pouco mais da cultura, da tradição e da memória da região, das gentes e da terra.

Continuando a celebrar as riquezas do concelho e da região, a gastronomia é um dos pratos fortes das Festas. Os sabores do campo – com o arroz carolino do Baixo Mondego, as hortícolas e o gado da Gândara – aliam-se aos paladares do rio Mondego para mostrar as comidas tradicionais do Baixo Mondego, confecionadas com gosto e saber nas tasquinhas das associações concelhias.

Para sobremesa, a mostra de doçaria conventual promete estimular o palato com iguarias impossíveis de resistir. Dos incontornáveis pastéis de Tentúgal, à deliciosa queijada de Pereira, passando pelas pinhas de Montemor ou pelo insuperável arroz doce carolino do Baixo Mondego (tradicional ou “casado” em improváveis, mas deliciosas, combinações), as tentações são mais que muitas e prometem não desiludir.

De 4 a 13 de setembro, o largo da Feira, recinto das Festas´15, promete ser o palco de toda a animação

Nas seis noites dedicadas às freguesias, a programação está a cargo dos grupos locais etnográficos, de dança e das filarmónicas. Esta forte ligação às raízes é para continuar e a “prata da casa” promete mexer com a dinâmica concelhia e unir ainda mais a população.

A Feira do Ano – Festas Concelhias 2015 está diferente e quer continuar a ser um momento de celebração concelhia, por isso a aposta passa também por reforçar a animação com artistas nacionais.

Assim, no dia 4, sexta-feira, Carlão dá início à festa. Mundo Segundo atua no dia 7, segunda-feira, véspera de feriado municipal e, no dia 11, Diogo Piçarra encerra a oferta dos artistas nacionais. No domingo é dia de Montemor-o-Velho receber o programa da TVI “Somos Portugal”

Os mais pequenos não foram esquecidos e vão ter, nas Festas’15, uma zona exclusiva. Com insufláveis e atividades lúdico-pedagógicas, a animação não vai faltar.

Este ano, a novidade passa por um programa mais reforçado, ao qual não vão faltar sessões de cinema e os muito apreciados insufláveis.

A Feira do Ano – Festas Concelhias 2015 marcam também o início de um trabalho que quer tornar os eventos municipais mais amigos das famílias e pensado também para as pessoas com mobilidade condicionada.

Pela primeira vez, o recinto das Festas vai ter um Fraldário, tendo também um espaço mais acolhedor e confortável para dar de mamar/amamentar.

Apesar de existirem instalações sanitárias para pessoas com mobilidade condicionada muito próximas – junto ao Mercado Municipal – a organização decidiu reforçar a oferta no recinto das Festas’15.

A pensar também na comodidade dos visitantes, este ano, o recinto vai ter três opções de entrada, favorecendo, assim, a ligação às restantes atividades, os acessos aos parques de estacionamento e ao centro histórico da vila.

Também este ano, a Feira do Ano – Festas Concelhias 2015 melhorou o estacionamento automóvel, aumentando consideravelmente a área disponível, passando de 2 para 6 parques, um dedicado só aos expositores, representando num total de 2015 lugares.

A atividade desportiva está em força na programação das Festas’15. As “Freguesias em Movimento” prometem muita animação em torno de jogos tradicionais, numa luta saudável entre equipas das 11 freguesias do concelho. Os melhores a jogar à malha, à petanca, a correr com sacos, a partir a cântara ou a saltar à corda serão apurados na finalíssima, agendada para o último fim-de-semana das Festas.

O artesanato, os produtos característicos da região e a cultura vão estar patentes numa Mostra dinâmica, coesa e atrativa de Atividades. Com expositores dedicados a cada freguesia, o concelho vai mostrar o que de melhor se faz no Baixo Mondego e na Gândara.

As juntas de freguesia e o associativismo são parceiros estratégicos nesta comemoração que pretende ser um ponto de encontro de todo o concelho e uma gigante sala de visitas.

Para além de uma exposição de maquinaria agrícola, estarão presentes os principais agentes do setor, desde empresários, a agricultores, a empresas transformadoras. Paralelamente, estará patente uma exposição de gado.

Destaque ainda para os clubes de caçadores e de columbofilia da região que terão também um espaço de divulgação das suas atividades.

 O Centro Equestre de Montemor-o-Velho, em parceria com a Câmara Municipal, apresenta um diversificado programa de atividades equestres, podendo-se assistir este ano a uma Gala Equestre com Miguel Fonseca, a uma prova de equitação de trabalho e ao regresso da Taça Inês de Castro.

A Tourada volta a ser um dos pontos altos da Feira do Ano, bem ao gosto de aficionados pelo gado equino e pelos toiros.

Montemor-o-Velho volta a juntar à mesa os sabores do campo e do rio. Uma viagem pela cultura gastronómica do concelho que promete emoções fortes.

O genuíno arroz carolino do Baixo Mondego, os peixes do rio Mondego, as hortícolas e as carnes da Gândara são cabeças de cartaz num menu condimentado com sabores característicos e diferenciadores da região. A aposta recai na promoção de produtos autênticos, genuínos e enraizados na cultura de Montemor, apelando aos sentidos de quem nos visita, reforçando o enfoque na qualidade.

À semelhança do Festival do Arroz e da Lampreia, o tecido associativo foi desafiado a dinamizar o espaço gastronómico e respondeu com garra e ementas de deixar água na boca. Nas tasquinhas tradicionais podemos encontrar os cheiros das cozinhas de antigamente, os pratos cozinhados com tempo e a sabedoria de quem cozinha com amor.

Neste concelho forte em doces, o difícil vai ser escolher entre os tentadores pastéis de Tentúgal, as deliciosas queijadas de Pereira, as pinhas de Montemor caramelizadas ou o arroz doce feito com arroz carolino do Baixo Mondego, entre tantas outras provocações.

Realizadas tradicionalmente a 8 de setembro, dia do Município, a feira do ano, da roupa velha e das cebolas caracterizam, desde sempre, as Festas do concelho.

Elas são a nota mais viva, o índice mais seguro do quotidiano de um povo. De existência bem recuada no tempo e de extrema importância para a vida do Concelho, a Feira Anual teve a sua origem, provavelmente, na festa que se realizava no Hospital de Nossa Senhora de Campos e que envolvia toda a população da Vila.

Nesta feira podemos encontrar os mais variados produtos, desde cereais, legumes e outros alimentos, até roupa, artigos para o lar, móveis e ferramentas agrícolas.

No mesmo dia, realiza-se a Feira das Cebolas que ganhou já um estatuto próprio na região. A Montemor-o-Velho acorre gente de todo o país para um dia em que são vendidas várias toneladas de cebolas.

Paralelamente, decorre ainda a Feira da Roupa Velha, ou dos farrapos, onde são vendidas roupas em segunda mão, não só pela população local, mas também por pessoas de toda a região.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE