Coimbra

Montemor-o-Velho valoriza o que é nosso

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 05-09-2015

Emílio Torrão, Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, convidou Manuel Machado, presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, para inaugurar hoje, 4 de setembro, a Feira do Ano – Festas Concelhias de 2015.

PUBLICIDADE

Veja as imagens aqui

festas-montemor

PUBLICIDADE

publicidade

O evento decorre entre 4 a 13 de setembro, período em que o concelho celebra a cultura e a tradição, sempre com os olhos postos no futuro.

O largo da Feira, local icónico da comemoração do Dia de Nossa Senhora da Vitória, desde há longos anos associada à feira do ano, da roupa velha, das cebolas, da fruta e do cavalo volta a receber mais uma edição da Feira do Ano – Festas Concelhias.

PUBLICIDADE

Hoje, sexta-feira, Carlão dá início à festa. Mundo Segundo atua no dia 7, segunda-feira, véspera de feriado municipal e, no dia 11, Diogo Piçarra encerra a oferta dos artistas nacionais. No domingo é dia de Montemor-o-Velho receber o programa da TVI “Somos Portugal”.

Com seis noites dedicadas às freguesias, as festas prometem mexer com a dinâmica concelhia e unir ainda mais a população. A etnografia, o folclore, as filarmónicas, o fado e a música popular vão proporcionar momentos inesquecíveis.

Em 2015 o número de expositores quase quadruplica, passando de 43 para 169 e a área do recinto da Feira do Ano – Festas Concelhias ocupa 28 mil metros quadrados, o equivalente a cerca de três campos de futebol.

Continuando a celebrar as riquezas do concelho e da região, a gastronomia é um dos pratos fortes das Festas. Os sabores do campo – com o arroz carolino do Baixo Mondego, as hortícolas e o gado da Gândara – aliam-se aos paladares do rio Mondego para mostrar as comidas tradicionais do Baixo Mondego, confecionadas com gosto e saber nas tasquinhas das associações concelhias.

Para sobremesa, a mostra de doçaria conventual promete estimular o palato com iguarias impossíveis de resistir. Dos incontornáveis pastéis de Tentúgal, à deliciosa queijada de Pereira, passando pelas pinhas de Montemor ou pelo insuperável arroz doce carolino do Baixo Mondego (tradicional ou “casado” em improváveis, mas deliciosas, combinações), as tentações são mais que muitas e prometem não desiludir.

Dirigidas para toda a população do concelho, as festas refletem o passado de Montemor-o-Velho, mostram o presente da região e sonham com um futuro onde as tradições se alinham com a inovação.

Alvo de uma reestruturação em 2014, o espaço sofreu alguns ajustes e permite agora uma interação mais reforçada com a vila, proporcionando um espaço de visita e circulação mais funcional, agradável e dinâmico, com o Castelo, de um lado, e o rio, do outro, como pano de fundo.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE