Coimbra

Montemor-o-Velho: uma viagem aos sentidos (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 19-03-2022

Montemor-o-Velho apresentou-se na Bolsa de Turismo de Lisboa, este sábado, como “uma viagem aos sentidos” repleta de tranquilidade. Em destaque esteve também o projeto de Birdwatching no Paul do Taipa, desenvolvido pela autarquia em parceria com o Instituto Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

PUBLICIDADE

“Visitar Montemor é uma viagem aos sentidos, aos sabores e às sensações”, disse ao Notícias de Coimbra, Emílio Torrão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho. Destacando a história e as conquistas do concelho, o autarca referiu o Castelo do século IX, o arroz carolino, o de lampreia e o doce “casado com leite da Gândara” e que lhe confere caraterísticas únicas, o pastel de Tentúgal, a queijada de Pereira, as pinhas de Montemor, além do Centro Náutico de Alto Rendimento. 

Na maior feira nacional de turismo, o município fez “uma aposta forte” no birdwatching (observação de aves) no Paul do Taipal e convidou Luís Leitão, do ICNF, que falou sobre as caraterísticas do projeto que estará disponível em breve e contempla quatro postos de observação de aves, ligados por passadiços. O responsável sustentou que a riqueza da avifauna no Baixo Mondego é única no país e garantiu que o conceito que está a ser desenvolvido “vai muito além do projeto de infraestruturas”, focando-se em “dar a oportunidade a todos de observar as aves” e na “recuperação ambiental e de habitats”. 

PUBLICIDADE

Para Emílio Torrão, “Montemor é a terra dos sentidos, das sensações, da vida das gentes”, por isso a viagem deve ser “serena e tranquila. “Quando visitamos Montemor temos de ter a noção que visitamos um local com historia, onde se sente esta serenidade e tranquilidade de um povo que cresceu ao longo dos anos”, afirmou, destacando a realização de eventos como o Festival do Arroz e da Lampreia e dos Sabores do Campo e do Rio, que se encontra a decorrer.

No final da apresentação do município, decorreu uma degustação com os visitantes a deixarem-se encantar pelas queijadas de Pereira, os pastéis de Tentúgal, os morangos, o arroz doce e as pinhas doces de Montemor. 

PUBLICIDADE

publicidade

Veja o direto NDC com Emílio Torrão:

 

Veja o direto NDC com a apresentação de Montemor-o-Velho na BTL:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE