Coimbra

Montemor-o-Velho reforça medidas para o controlo da Vespa Asiática

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 20-07-2018

A Cooperativa Agrícola do Bebedouro, recebeu, no dia 18 de julho, uma participada sessão sobre a vespa velutina, vulgarmente conhecida como vespa asiática, promovida pelo Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) e pelo Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da GNR de Montemor-o-Velho.

PUBLICIDADE

Ao avançar que “está a ser feito um trabalho de monitorização, acompanhamento e destruição de ninhos desde 2015”, Hélder Araújo, Coordenador Municipal de Proteção Civil de Montemor-o-Velho explicou: “Conseguirmos controlar esta espécie é uma necessidade, uma vez que a vespa asiática é um predador da abelha europeia, sendo, por isso, uma ameaça para as nossas culturas, com sérios impactos nos pomares e vinha”.

PUBLICIDADE

publicidade

Na sessão que contou também com a demonstração da realização de armadilhas para a captura da vespa asiática, pelos Sapadores Florestais do SMPC, Hélder Araújo esclareceu: “A vespa tem tido uma enorme capacidade de adaptação. Os ninhos deixaram de estar apenas em zonas arborizadas, aparecendo em zonas habitacionais, resultando em confrontos cada vez mais frequentes com pessoas. Assim, é importante fazer chegar a informação ao maior número de pessoas”.

“É fundamental criar as armadilhas para ajudar a combater a praga, porém, caso suspeitem de estar perante um ninho não o destruam. Contactem o SPMC, a GNR, a Linha SOS Ambiente – 800 200 520 ou www.sosvespa.pt”, reforçou.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE