Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Vamos

Montemor-o-Velho promove formação para amadores de teatro

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 05-11-2019

Os amadores teatrais de Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra, terão ao dispor, este mês, 32 horas de formação em iluminação de palco, utilização da voz e criação teatral, anunciou hoje o município, que promove o projeto.

PUBLICIDADE

A iniciativa, intitulada “Ensaio Aberto aos Amadores de Teatro de Montemor-o-Velho”, terá a participação de atores amadores de sete associações e coletividades do concelho, com a coordenação pedagógica e logística do Centro de Iniciação Teatral Esther de Carvalho (CITEC) e da Casa do Povo de Abrunheira, local para onde o evento está agendado, nos fins de semana de 16 e 17 e 23 e 24 deste mês.

“A criação de um projeto teatral comum, dotar os atores amadores com mais competências, potenciar a autoestima dos grupos e incentivar a criação de um espírito mais colaborativo entre os atores e as diversas estruturas concelhias são alguns dos objetivos”, afirma, em nota enviada à Lusa, o município de Montemor-o-Velho.

PUBLICIDADE

publicidade

O primeiro fim de semana inclui duas oficinas, de oito horas cada, a primeira sobre iluminação de palco e as qualidades de luz manipuláveis para a concretizar, abordando igualmente os equipamentos necessários. De acordo com a nota, a formação será conduzida por Jonathan Azevedo, responsável pelo desenho de luz de diversas produções teatrais em várias companhias, entre as quais a Casa da Esquina e o Teatrão.

Já a formação sobre uso da voz quer “chamar a atenção para as inúmeras questões ligadas à voz, à sua utilização e à prática de hábitos vocais saudáveis e permitir que, de forma orientada, os participantes possam experimentar novas formas de se expressarem através deste meio de comunicação”.

PUBLICIDADE

A oficina será orientada por Cristina Faria, professora, desde 1989, da Escola Superior de Educação de Coimbra em unidades curriculares nas áreas da Teoria, Prática e Didática Musical, Prática Vocal para Teatro e Comunicação Social, entre outras.

A formação de criação teatral ocupará duas sessões, no segundo fim de semana – a cargo de Deolindo Pessoa, autor e encenador de espetáculos no CITEC e companhias como a Bonifrates ou Teatrão – e “pretende aprofundar a relação com o teatro, a criatividade e a capacidade de expressão, a partir dos fundamentos da linguagem teatral”.

Esta formação, que funcionará em “dinâmica de grupo”, culminará numa pequena apresentação final, aberta ao público, dia 24, altura em que será realizada uma avaliação da iniciativa.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com