Primeira Página

Montemor-o-Velho: Oito milhões em execução com obras lançadas durante o confinamento (com video)

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 08-09-2020

Teletrabalho e confinamento do início de 2020 deram frutos em todas as freguesias do concelho de Montemor-o-Velho e já estão a decorrer obras no valor de oito milhões de euros. Houve projetos e processos administrativos realizados “a partir de casa” pelos trabalhadores da Câmara, revelou hoje o presidente da Câmara ao Notícias de Coimbra.

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara de Montemor-o-Velho pediu, na sessão solene do feriado municipal, uma salva de palmas para os trabalhadores do município pelo trabalho e teletrabalho durante a fase mais critica da pandemia.

Emílio Torrão sublinhou que foi fundamental “aproveitar o tempo [de confinamento] e dedicá-lo à causa pública” como é “fazer obra aos munícipes”, nomeadamente, “alcatroamentos, arranjos urbanísticos, obras de reabilitação urbana, extensões de saneamento”, entre outras que integram “um conjunto de obras em simultâneo de que não há memória no concelho”.

Também no discurso da sessão solene, que decorreu hoje de manhã no exterior da Câmara Municipal, o presidente da autarquia destacou e agradeceu o trabalho de “toda a equipa, não só aos vereadores, mas a todos os dirigentes e trabalhadores. Em quarentena, em casa, em teletrabalho, muitos de forma presencial (em particular, em permanência durante todo este tempo de pandemia os membros do executivo e a esmagadora maioria dos dirigentes), não deixamos de preparar procedimentos administrativos e financeiros, elaborar projetos e lançar concursos e preparar toda a contratação pública necessária para lançar o maior número de obras avulsas por todo o concelho que atinge número recorde, desde que há memória”.

PUBLICIDADE

Para Emílio Torrão tratou-se de transmitir assumidamente uma “mensagem de futuro para todos os munícipes” pondo em prática obra a decorrer em todas as freguesias do concelho, sem exceção e em simultâneo, afirmou confessando “orgulho e vaidade”.

PUBLICIDADE

publicidade

“As grandes obras de reabilitação urbana em Montemor-o-Velho, anunciadas em anteriores discursos, já começaram, não são promessas. É uma grande e vasta operação só ao alcance de uma excelente e eficiente organização. Não há vírus que nos faça parar.” – concluiu.

Com referência às inundações provocadas pela intempérie do ultimo inverno, o edil afirmou que “o governo cumpriu em tempo recorde o que prometeu” com as obras nas margens do Rio Mondego, mas afirmou que “continuam na luta pela execução das obras que foram planeadas e que não são urgentes. “Era urgente fechar o rio, preparar o rio para uma nova e eventual inundação” e agora existem outros projetos “à beira rio para mitigar os efeitos nocivos das cheias” que é necessário desenvolver.

Na mesma sessão intervieram o presidente da Assembleia Municipal, Fernando Ramos, e o presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra., José Carlos Alexandrino.

Um conjunto de homenagens e reconhecimento de pessoas com um papel relevante no desenvolvimento de Montemor-o-Velho foram agraciadas com medalhas, entregues na Praça da República, onde se realizou a sessão solene, no cumprimento das regras de segurança e saúde emanadas pela DGS.

Veja a entrevista em video.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE