Região

Montemor-o-Velho conta com nova viatura para recolher biorresíduos

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 30-09-2022

O Município de Montemor-o-Velho adquiriu uma viatura para recolha seletiva de resíduos verdes, que vai permitir recolher os detritos urbanos provenientes das limpezas e manutenções de jardins, reduzindo a sua incorreta colocação nos contentores de lixo e contribuindo para a reutilização e reciclagem de resíduos biodegradáveis.

PUBLICIDADE

Com o serviço de recolha seletiva de resíduos verdes, os cidadãos de Montemor-o-Velho podem reciclar os resíduos verdes que produzem nos jardins, como aparas, troncos, ramos, relvas e ervas, encaminhando-os gratuitamente, mediante requerimento disponível em www.cm-montemorvelho.pt ou através do telefone 239 687 300.

A nova viatura, equipada com grua e pinça, representa um investimento de cerca de 95 mil euros, valor comparticipado em 75% por fundos comunitários, no âmbito da candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), “Montemor-o-Velho e Biorresíduos”.

PUBLICIDADE

A autarquia recorda que a candidatura apresentada e aprovada no âmbito do POSEUR representa um investimento municipal de 660 mil euros, cofinanciado a 75% por aquele programa comunitário. Com esta operação, o Município pretende dotar todo o concelho de um serviço de recolha seletiva de biorresíduos, com vista à valorização dos resíduos alimentares e dos resíduos verdes, assumindo abordagens diferenciadas em função da área a servir, dos produtores de resíduos e das tipologias de resíduos a recolher.

“Para além de aproveitar o enorme potencial de valorização dos resíduos alimentares, que constituem uma parte muito significativa dos resíduos urbanos, representando cerca de 40% de todos os resíduos urbanos recolhidos no concelho, o projeto aprovado pretende ainda dar cumprimento à obrigatoriedade de implementação da recolha seletiva de biorresíduos até ao final de 2023”, refere a autarquia.

PUBLICIDADE

Paralelamente, a operação “Montemor-o-Velho e os Biorresíduos” pretende ainda desenvolver ações de educação ambiental e de sensibilização para a necessidade de recolher seletivamente os biorresíduos e de os valorizar.

O Município realça que esta é mais uma ação que desenvolve “em prol da proteção, sustentabilidade e valorização ambiental do concelho, que reconhece os resíduos como um recurso, que deve ser valorizado e reutilizado, garantindo uma maior eficiência e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida de todos os munícipes”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE