Coimbra

Montemor-o-Velho aprova protocolos para Ciclovia do Mondego e EcoPista do antigo ramal ferroviário

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 22-10-2020

A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho aprovou, na última reunião do Executivo Municipal, dois protocolos de colaboração para criação da Ciclovia do Mondego e da Ecopista do antigo ramal Ferroviário da Figueira da Foz.

PUBLICIDADE

Com uma extensão global de mais de 80 km cicláveis, este é mais um passo para a mobilidade urbana sustentável e a descarbonização entre territórios da região.

PUBLICIDADE

publicidade

A Ciclovia do Mondego vai ligar a Figueira da Foz a Coimbra, passando pelo concelho de Montemor-o-Velho, tendo como elemento comum o Rio Mondego, numa extensão de 40km. Já a Ecopista do antigo Ramal Ferroviário da Figueira da Foz pretende converter os 48km de ferrovia numa pista de lazer que atravessa os municípios da Figueira da Foz, Montemor-o-Velho, Cantanhede e Mealhada.

Da iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), a Ciclovia do Mondego tem como copromotores os Municípios de Coimbra, Figueira da Foz e Montemor-o-Velho, enquanto que a Ecopista do antigo Ramal Ferroviário da Figueira da Foz une como copromotores os Municípios de Cantanhede, Figueira da Foz, Mealhada e Montemor-o-Velho e a parceria da IP PATRIMÓNIO – Administração e Gestão Imobiliária, S.A.

PUBLICIDADE

Previstos no Plano de Ação para a Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) da CIM-RC, os dois projetos serão submetidos a candidatura a fundos comunitários.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE