Região

Montemor-o-Velho “afirma produtos endógenos” em Festival do Arroz e da Lampreia (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 10-03-2023

Aí está o tão esperado Festival do Arroz e da Lampreia que celebra os sabores do campo e do rio, em Montemor-o-Velho. O evento decorre até dia 19 de março, com um programa de animação reforçado e ainda com viagens de comboio turístico gratuitas.

PUBLICIDADE

Na inauguração do certame, esta sexta-feira, 10 de março, o presidente da Câmara Municipal, realçou que “este festival é a afirmação dos produtos endógenos do concelho”, tornando o certame num momento único, diferente e de excelência.

Emílio Torrão agradeceu a presença dos produtores, sublinhando que “são verdadeiros exemplos de resiliência,  de coragem  e de muito sentido de missão na promoção desses produtos”.

PUBLICIDADE

publicidade

Na tenda, instalada no largo da feira, no centro da vila de Montemor-o-Velho, há  cinco tasquinhas, oito espaços de bares e petisqueiras, seis espaços de doçaria tradicional, uma zona infantil, um mercado de produtos endógenos, assim como um espaço de exposição de artesanato, institucional, comércio e serviços.

É neste espaço, de 4.200 metros quadrados, que decorrem os concertos, com vários artistas, entre os quais Mónica Sintra (10 de março), Marco Rodrigues (11 de março) e Herman José (18 de março), sem esquecer as atuações de ranchos e grupos folclóricos locais e ainda um programa de animação com diversos DJs.

PUBLICIDADE

A iniciativa conta com um espaço infantil denominado Morlândia, com 150 metros quadrados, que inclui, nomeadamente atividades lúdicas para crianças e sessões de robótica aos fins de semana.

Este ano decorre também as 24 horas de arroz-doce ao vivo, nos dias de 10, 11 e 18 de março, onde o público toma o lugar de protagonista do festival e dá a provar as suas receitas.

A entrada na tenda do festival é gratuita.

As viagens de comboio turístico  (o do Castelo Mágico) realizam-se nos dias 11, 12, 18 e 19 de março, entre as 15:00 e as 18:00, com três percursos temáticos, onde será possível conhecer o património edificado, agrícola e natural de Montemor-o-Velho.

Mas, o Festival do Arroz e da Lampreia decorre em 12 restaurantes aderentes à iniciativa: Café Restaurante O Serrado; Meco Restaurante; O Refúgio do Paúl; Restaurante Patinhos; Restaurante A Grelha; Restaurante O Marinheiro; Restaurante O Mosteiro; Restaurante Tasca da Mariana; Taberna da Floripes; Tia Aninhas Café e Tapas; Restaurante O Pimpão e Casa Arménio; Onde são servidos os sabores mais apurados da região, reforçando os valores e o espírito do festival de promoção da gastronomia do concelho e da região.

Os visitantes que quiserem degustar o arroz de lampreia devem reservar previamente junto dos restaurantes aderentes, devido à escassez da lampreia, alerta a autarquia.

À distância de um clique, no telemóvel ou no computador, está também disponível uma deliciosa edição digital,para ser (virtualmente)
degustada nos quatro cantos do mundo.

O Festival do Arroz e da Lampreia | Sabores do Campo e do Rio é promovido pelo Município de Montemor-o-Velho, conta com a parceria estratégica da Turismo Centro de Portugal e integra a Região de Coimbra – Região Europeia de Gastronomia 2021/2022 – “A Million Food Stories”.

Veja os diretos NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE