Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Presidente do Turismo do Centro “não descola” de Monte Real. Está em “em rota de colisão” com o Ministro da Defesa!

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 07-05-2018

Pedro Machado, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro, afirmou hoje que o aeroporto civil em Monte Real é uma ambição da nossa região.

PUBLICIDADE

O líder da Turismo do Centro fez esta declaração quando falava com jornalistas, durante o Vê Portugal – Fórum de Turismo Interno, que decorre na Guarda.

PUBLICIDADE

publicidade

Pedro Machado garantiu que uma infraestrutura aeroportuária faz toda a diferença na Região Centro.

O que nós defendemos em Monte Real não é contra o Montijo. Não é uma alternativa ao Montijo. É uma ambição própria da região, garante.

PUBLICIDADE

Pedro Machado adiantou que aguarda, em conjunto com o líder  da Comunidade Intermunicipal de Leiria, que seja produzido e apresentado um estudo que foi pedido sobre Monte Real.

Confrontado com declarações de Azeredo Lopes, Ministro da Defesa, que considerou  ser “absolutamente prematuro” abrir outros processos sobre novas formas de partilha com a aviação civil, considerando que o país tem atualmente o “grande projeto” do novo aeroporto internacional de Lisboa, Pedro Machado foi muito claro.

“O senhor Ministro da Defesa tem vindo a dizer coisas. Nem sempre coerentes com o Primeiro-Ministro e o Ministro das Obras Públicas. Vamos admitir que foi mais uma coisa que ele disse”.

Recordamos que a Turismo do Centro tem dito que “a possibilidade “Portela + 1”, no Montijo, nunca estará operacional antes de 2020. Ou seja, aguardam-nos três anos de constrangimentos e milhões de passageiros perdidos”.

A possibilidade de abrir a base aérea de Monte Real a voos comerciais, há muito exigida  pelo Turismo Centro de Portugal e por destacados dirigentes políticos e empresariais do país.

“É uma solução óbvia e que deverá ser considerada, uma vez que reduzirá a pressão sobre o Humberto Delgado. Basta lembrar que há milhares de passageiros com destino a Fátima que desembarcam em Lisboa e que poderiam optar por Monte Real, a exemplo do que fez o Papa Francisco em maio”

Sobre o aeroporto internacional de Coimbra, Pedro Machado disse que não tem elementos sobre a operação.

Sei que o senhor Presidente da Câmara de Coimbra o apresentou, tendo, como tenho, que é uma pessoa responsável, seguramente deve ter informação que nós não temos, acrescentou o Presidente da Entidade Regional.

Recordamos que Manuel Machado confirmou  o que foi anunciado em primeira mão por Notícias de Coimbra: O futuro do “Aeroporto Internacional de Coimbra” passa por Manuel Queiró, antigo deputado do CDS e Presidente da CP, que está a fazer a “revisão estratégica dos Planos Municipais para a mobilidade aérea internacional”.

O Presidente da CÂmara Municipal de Coimbra já adiantou que Manuel Queiró tem carta branca para “estudar com toda a liberdade” as melhores soluções para a abertura do Aeroporto Internacional de Coimbra,” uma porta aberta para o mundo”.

Até meados de julho, a equipa de Manuel Queiró vai “fazer a análise de soluções, para nós passarmos sequencialmente ao estádio seguinte, para que haja acessibilidade aeroportuária na Região Centro”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com