Coimbra

‘Monstruosidade’ é tema de Escola de Verão do Centro de Estudos Sociais da UC

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 10-05-2018

Escola de Verão INTIMATE CES, dedicada ao tema da Monstruosidade, decorre em Coimbra, entre 14 e 18 de maio, envolvendo um corpo docente interdisciplinar de referência e mais de duas dezenas de estudantes de proveniências geográficas diversas. Procurando refletir sobre sexualidade, corpo e discriminação, reúne especialistas de Espanha, Itália, Portugal, Reino Unido e Suécia.

PUBLICIDADE

Um mês após a aprovação pela Assembleia da República da nova Lei de Identidade de Género, o projeto de investigação INTIMATE | Cidadania, Cuidado e Escolha – A Micropolítica da Intimidade na Europa do Sul, que se desenvolve no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra com financiamento do Conselho Europeu de Investigação, associa-se ao Teatro Académico Gil Vicente e ao Museu da Água para um conjunto de iniciativas culturais. Entre elas destacam-se:

PUBLICIDADE

 14 de maio | 21h30 | Teatro Académico de Gil Vicente | Estreia nacional do documentário One Zero One – The Story of Cybersissy and BayBjane, da autoria de Tim Lienhard, inserida na programação do «Cinema à Segunda». O filme acompanha uma parte das vidas de Mourad, um germano-marroquino de 33 anos, e do holandês Antoine, de 48 anos, dois artistas drag, mais conhecidos como Cybersissy e BayBjane, celebrando a amizade única entre dois heróis improváveis.

18 de maio | 16h30 | Museu da Água | Inauguração da Exposição Contra-Natura – The Good, the Bad and the Monster, que reúne trabalhos gráficos de um conjunto de ilustradoras/es. Esta exposição, escolhida pelo Museu da Água como destaque para o Dia Internacional dos Museus mostra monstros que inquietam, que colocam desafios à normatividade com que se olha o quotidiano, pode ser visitada entre 18 de maio e 24 de junho. A entrada é livre e está confirmada a presença dos ilustradores Elia Nadie e Sérgio Condeço.

PUBLICIDADE

publicidade

À semelhança de outras iniciativas do CES, a INTIMATE CES Summer School valoriza a transdisciplinaridade, o pluralismo de perspetivas epistemológicas, a relação entre prática e teoria e uma forte ligação com a comunidade não académica de forma a produzir conhecimento comprometido com a transformação social.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE