Cidade

Moção para atribuição da Medalha de Ouro de Coimbra à Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 26-12-2019

Os deputados do Partido Social Democrata (PSD) na Assembleia Municipal de Coimbra (AMC) vão propor a atribuição da Medalha de Ouro da Cidade de Coimbra à Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra.

PUBLICIDADE

A proposta será efetuada na reunião da AMC marcada para o dia 27 de dezembro

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) criada em 1969 com o objetivo de desenvolver serviços de apoio à pessoa com deficiência intelectual. Com sede em Coimbra, a instituição apoia mais de 1200 cidadãos com deficiência intelectual entre os concelhos de Arganil, Cantanhede, Montemor-o-Velho e Coimbra, contando com cerca de 300 profissionais altamente dedicados nos seus recursos humanos. Tem como principal missão “criar condições para que cada pessoa com deficiência mental (ou em situação de exclusão) possa atingir a sua plenitude como ser humano e social, potenciando a sua individualidade e consolidando a sua participação efetiva na sociedade”.

PUBLICIDADE

publicidade

Relativamente à sua visão, a APPACDM de Coimbra pretende “ser uma organização de referência nacional e internacional, dinâmica e dinamizadora, centrada na promoção da qualidade de vida da pessoa com deficiência e incapacidades, em parceria ativa com agentes sociais, económicos, culturais e políticos. Garantir a sustentabilidade financeira, mediante uma gestão eficiente dos recursos e uma aposta crescente na inovação e no empreendedorismo social, valorizando as capacidades da pessoa com deficiência”.

Sempre numa perspetiva evolutiva, dinâmica e inovadora, a APPACDM de Coimbra foi procurando melhorar continuamente os seus serviços, criando respostas ajustadas à necessidade e particularidade da pessoa atendida. Atualmente possui serviços e respostas que procuram materializar a sua missão nas diferentes especificidades da sua população alvo e ao longo do respectivo ciclo de vida, alinhados com a comunidade onde que está inserida, que incluem o apoio à infância (Creche e Jardim de Infância), apoio às escolas no processo de inclusão de crianças com necessidades educativas especiais de carácter permanente (Centro de Recursos para a Inclusão), serviços de habilitação, ocupacionais e socialmente úteis (CAO), serviços de informação e orientação profissional, formação profissional, apoio à procura e manutenção de emprego (Formação Profissional e Centro de Recursos ao IEFP, IP), lares residenciais e apoio domiciliário, bem como Serviço de Apoio Temporário às Famílias (STAF).

PUBLICIDADE

Quanto aos serviços que presta, a instituição abrange áreas como a Hotelaria, Serviços, Ambiente e Saúde, também estes com o objetivo de responder às diversas e crescentes necessidades da população em geral: Centro de Férias – Quinta da Fonte Quente, Casa de Chá, Lavagem-Auto, Recolha de Óleos Alimentares Usados, Manutenção de Espaços Verdes, ArgusRecycling, Centro de Medicina Física e de Reabilitação, Centro Integrado para o Desenvolvimento Intelectual (CIDI). Realçamos que a APPACDM de Coimbra detém a mais elevada pontuação europeia na certificação internacional EQUAS com o grau de “Excelência” nos serviços sociais que presta quotidianamente em Coimbra e na região da CIM Coimbra.

Se a proposta for aprovada, o PSD deseja que seja convocada uma cerimónia solene evocativa da atribuição desta Medalha de Ouro aberta à população e, em especial, aos Pais e Amigos dos cidadãos com deficiência intelectual.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE