Coimbra

Misericórdia de Lisboa apoia projetos em Arganil

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 22-03-2019

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) formalizou hoje, em Coimbra, apoios de 1,2 milhões de euros para 59 projetos de recuperação ambiental e reordenamento do território nas regiões afetadas pelos incêndios de outubro de 2017.

PUBLICIDADE

Numa cerimónia realizada na sede da Associação Nacional de Municípios (ANMP), 51 entidades assinaram os termos dos apoios provenientes do Fundo Recomeçar, constituído pela SCML com as receitas dos resultados líquidos da exploração dos jogos sociais vendidos na semana de 16 a 24 de dezembro de 2017.

PUBLICIDADE

“Este fundo, nas suas três dimensões, é um programa que nos deixa um sentimento de muito orgulho e é, de alguma forma, a concretização da nossa missão e da nossa responsabilidade social”, disse o provedor, Hermínio Martinho.

O Fundo Recomeçar engloba três medidas: apoio a crianças e jovens de agregados beneficiários de abono de família pelo 1.º escalão, apoio a projetos de associações juvenis e apoio a projetos de recuperação ambiental e reordenamento do território.

PUBLICIDADE

publicidade

Na medida três, de apoio à recuperação ambiental e reordenamento do território, cujos termos de aceitação foram hoje formalizados, os projetos destinam-se à aquisição de equipamentos, desde tratores, viaturas todo-o-terreno com ‘kit’ de combate a incêndios até à construção de pontos de água, limpeza e reflorestação de zonas afetadas.

A criação de um ovil para 150 ovelhas, apresentado pelo Conselho Diretivo dos Baldios de Cepos e Casal Novo, no concelho de Arganil, distrito de Coimbra, foi o projeto mais valorizado, com um apoio financeiro 61.179 mil euros.

“Este fundo é também uma forma de se honrar o trabalho de quantos no país e nestes concelhos afetados pelos incêndios de outubro de 2017 têm vindo a fazer um trabalho excecional de recuperação e recomeço” nos territórios, salientou o provedor da SCML.

Para implementação do Fundo Recomeçar, a instituição teve como parceiros a Autoridade Nacional de Proteção Civil, Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, o Instituto de Segurança Social e o Instituto Português do Desporto e Juventude.

Segundo Hermínio Martinho, a SCML disponibilizou, até ao momento, mais de quatro milhões de euros para as três medidas do Fundo Recomeçar.

Nas outras duas medidas, a instituição canalizou cerca de 2,5 milhões de euros para apoio a mais de 11.500 crianças e jovens, de 50 concelhos, e 656 mil euros para apoiar projetos do associativismo juvenil.

O Conselho de Gestão do fundo é formado pela SCML, Instituto de Segurança Social e ANMP.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE