Coimbra

Miranda do Corvo considera fundos europeus “cruciais” para concretizar Metrobus

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 18-01-2021

O presidente do município de Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra, considerou hoje que a aprovação do financiamento do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM) pela Comissão Europeia era “crucial” para a concretização do projeto.

PUBLICIDADE

“É uma notícia que nos enche de satisfação”, sublinhou à agência Lusa Miguel Baptista.

PUBLICIDADE

A Comissão Europeia aprovou a contribuição financeira de 60 milhões de euros que estava prevista para fazer avançar o SMM, anunciou na sexta-feira o Governo.

O autarca de Miranda do Corvo salienta que a empreitada em curso, entre Serpins (Lousã) e Alto de São João (Coimbra), mais as outras que se vão seguir, “trazem um sentimento de confiança de que o cronograma de execução será cumprido”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Segundo as informações de que dispomos, as obras, apesar de ainda estarem numa fase inicial, estão a decorrer dentro da normalidade”, salientou Miguel Baptista.

O presidente da Câmara de Miranda do Corvo revelou ainda que o Conselho de Ministros está a ultimar uma resolução que habilita a empresa Metro Mondego a lançar os concursos públicos para a aquisição e manutenção dos veículos elétricos, para a construção do Parque de Manutenção e oficinas, e para o funcionamento e manutenção dos sistemas de carregamento de energia.

De acordo com o autarca, a resolução está para breve e vai permitir à Metro Mondego lançar os concursos que faltam, na ordem dos 75 milhões de euros.

A comparticipação da União Europeia é concretizada através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

“A esta aprovação corresponde a atribuição de um apoio do Fundo de Coesão no valor de 60 milhões de euros e um investimento elegível total no montante de mais de 89 milhões de euros”, informou, na sexta-feira, o gabinete do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

O SMM “consiste na implementação de um metrobus, utilizando veículos elétricos a baterias que irão operar no antigo ramal ferroviário da Lousã e na área urbana de Coimbra”, ligando esta cidade a Serpins, no concelho da Lousã, com passagem em Miranda do Corvo.

Das quatro empreitadas que integram o projeto do SMM, está em curso a obra do troço entre Serpins, na Lousã, e o Alto de São João, em Coimbra, e decorre o concurso da empreitada do troço Alto de São João – Portagem.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE