Miranda do Corvo aprova orçamento de 12 Milhões que reforça verbas para a proteção civil

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 22-12-2017

O município de Miranda do Corvo aprovou hoje o orçamento para 2018, no valor de 12,126 milhões de euros, o que representa um aumento de 8,6% em relação a 2017 devido ao aumento de receita em projetos financiados.

PUBLICIDADE

miguel baptista

Apesar de o concelho do distrito de Coimbra não ter sido afetado pelos grandes incêndios de junho e outubro, embora tivesse ardido 08% da sua área florestal em agosto, a verba para a área da proteção civil é a que mais cresce relativamente a 2017, subindo de 167 mil euros para 764 mil euros.

PUBLICIDADE

publicidade

“Não é possível contemplar todos os investimentos que julgamos necessários para o concelho, mas pretendemos reforçar o Orçamento na área do investimento durante o ano com a incorporação do saldo de gerência”, disse o presidente da autarquia, Miguel Baptista (PS).

Segundo o autarca, é ainda expetável que o documento venha a ser revisto em alta com “a aprovação de algumas candidaturas” que estão a ser preparadas.

PUBLICIDADE

À agência Lusa, o presidente da Câmara justificou o aumento das verbas na área da proteção civil com a aprovação de candidaturas na área florestal e de silvicultura preventiva, e do apoio aos Bombeiros Voluntários para aquisição de uma viatura de combate a incêndios.

A construção da Escola de Talentos e da Loja do Cidadão surgem como as obras mais volumosas em termos de investimento no orçamento do próximo ano, com 1,020 milhões de euros, mas com dotações previstas até 2020 que ultrapassam os 2,6 milhões de euros.

O orçamento de 2018 foi aprovado com a abstenção dos três vereadores do PSD, que acusaram o executivo liderado por Miguel Baptista de apresentar um documento “pouco ambicioso, carregado de despesa corrente, e que, fruto da inércia e incapacidade demonstrada nos últimos anos, mais parece uma repetição dos orçamentos anteriores”.

“A grande parte das obras previstas, nomeadamente os prometidos investimentos na área do saneamento e da remodelação, são meras repetições dos orçamentos dos anos anteriores. Muito pouco foi concretizado no vosso primeiro mandato”, frisou o vereador Sérgio Sêco, na declaração de voto em nome dos vereadores da oposição.

Na opinião do PSD, o executivo pretende “gastar um sem fim de dinheiro em duas obras de interesse relativo [Escola de Talentos e Loja do Cidadão], onerando ainda o futuro financeiro do concelho nos próximos anos”.

“Com uma boa gestão de recursos seria possível gastar muito menos com a execução destes ou outros projetos, sobrando mais dinheiro para colmatar as diversas necessidades dos mirandenses”, salientou Sérgio Sêco.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE