Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Vamos

Miranda do Corvo anfitriã do Trail das Aldeias de Xisto

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 20-10-2015

Miranda do Corvo foi anfitriã da edição de 2015 do AXTrail – Trail das Aldeias de Xisto, que decorreu no passado fim de semana de 16 a 18 de outubro, trazendo ao concelho mais de 2.000 atletas e centenas de visitantes para assistir às diversas provas integradas neste evento desportivo.

PUBLICIDADE

unnamed (3)

Esta edição ficou marcada pelo êxito, com número recorde de participantes e de público. Nem o temporal previsto para o fim de semana impediu a grande afluência de atletas, que recorde-se esgotaram em tempo recorde as três principais provas do evento, nem do muito público que se deslocou à zona de partida e de meta situada na Praça José Falcão em Miranda do Corvo, bem como aos locais de passagem das provas ao longo da Serra da Lousã.

PUBLICIDADE

publicidade

Considerado um dos maiores eventos de trail e ultra trail a nível nacional, o AXTrail 2015 contou, ao longo do fim de semana, com sete provas: quatro de trail running (UTAX, TSL, TX, MTX), uma caminhada, o AXTrail Kids (para crianças entre os 6 e os 16 anos) e uma prova de cariz social, o AXTrail Inclusão (para pessoas com deficiência motora).

O UTAX coroou Jérôme Rodrigues, da EDV-Viana Trail, que percorreu o percurso em 12h49m57s. Cláudio Quelhas, da equipa Armada Portuguesa do Trail, e Guilherme Lourenço, da CRP – Ribafria, foram segundo (13h42m12s) e terceiro (13h57m36s), respetivamente.

No mesmo dia, pelas 08h30, foi dada partida para o Trail Serra da Lousã (TSL). Esta prova de 51km e 3.000 metros de desnível acumulado, qualificativa com 1 ponto para o UTMB, viu David Quelhas, da Coimbra Trail Running, assegurar o primeiro posto com o tempo de 05h23m30s. No pódio juntou-se Paulo Lopes, com 05h30m17s, e Paulo Serra, da Team Saltaypula, com o tempo de 05h42m26s.

PUBLICIDADE

A última prova do dia, o Trail do Xisto (TX), deu partida pelas 10h30. O vencedor foi Romeu Gouveia, atleta da Escaravelhos Team, que percorreu 22km em 02h02m52s, menos 2 segundos que o segundo classificado, o corredor Fábio Fontoura, da Kalenji. O terceiro posto foi para André Guedes da Dr. Merino Clínica Médica, com 02h16m27s de tempo final.

No domingo, a prova Mini Trail do Xisto (MTX) colocou Jorge Pimenta no primeiro posto. O corredor da A.D.Galomar registou um tempo de 55m15s. Rafael Coelho e André Monteiro, segundo e terceiro classificado, percorreram os 10 km de prova em 57m 02s e 1h02m39s respetivamente.

Ainda reservado para este dia estavam as provas AXTrail Kids, a caminhada Caminho do Xisto e a AXTrail Inclusão. Estas provas, marcadas pelo forte cariz social atraíram bastantes participantes que viram uma oportunidade de competir numa prova tão importante e de grande relevo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com