Região

Mira com projetos de cem mil euros para preservar e valorizar património cultural

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 22-02-2023

A Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego (AD ELO) aprovou três candidaturas, em Mira, que totalizam um investimento de cerca de 100 mil euros, para preservar e valorizar o património cultural.

PUBLICIDADE

Uma das candidaturas foi feita pela Câmara Municipal de Mira, no distrito de Coimbra, sendo que as outras duas foram realizadas por duas associações do concelho.

A AD ELO aprovou estes três projetos em território mirense, num montante de cerca de cem mil euros, correspondendo a um apoio público da ordem dos 81 mil euros.

PUBLICIDADE

“Os projetos, agora apresentados, têm como objetivo principal a preservação e valorização do património cultural, bem como a dinamização das comunidades e coletividades locais, onde as populações possam desenvolver atividades culturais, desportivas, bem como atividades de empreendedorismo social de base comunitária”, afirma Câmara de Mira, numa nota de imprensa enviada à agência Lusa.

A sessão de entrega dos contratos e a apresentação dos projetos, aprovados, no âmbito do aviso “Renovação de aldeias” do DLBC/Rural LEADER AD ELO, decorreu hoje, no salão nobre da Câmara Municipal de Mira.

PUBLICIDADE

publicidade

O projeto da autarquia, denominado “Mira Walking Trails”, consiste na expansão da rede de percursos pedestres, com três novas rotas, nomeadamente nas freguesias de Carapelhos, e do Seixo e a sul da freguesia de Mira.

Esta candidatura totaliza o investimento de cerca de 73 mil euros e abrange o desenvolvimento de uma nova aplicação turística para quem visita Mira.

Já a Comissão de Melhoramentos das Cavadas apresentou um projeto no valor de 14 mil, euros com vista à requalificação da sua sede, uma antiga escola primária, designadamente ao nível energético, com vista à melhoria no conforto nas suas infraestruturas, respondendo “de forma mais eficaz” aos seus associados e população.

“Terras da Gândara – Memórias, Saberes e Sabores”, foi também uma das candidaturas aprovadas cujo promotor é a Associação Cultural e Recreativa do Seixo de Mira, com um investimento total de 15 mil euros.

Este projeto assenta sobretudo no “património imaterial da Região da Gândara, nas suas tradições, costumes, identidade e gastronomia”.

“Todos estes projetos, agora aprovados, são para nós muito importantes pela dinamização da economia, do associativismo e do turismo, no nosso território”, afirmou, citado na nota de imprensa, o presidente da edilidade Mirense, Raul Almeida.

Mário Fidalgo, diretor executivo da AD ELO, presente na cerimónia, frisou que “o apoio dado por esta associação é fundamental, para que pequenos movimentos associativos locais possam ter acesso a financiamento, e dessa forma consigam desenvolver o seu trabalho junto das comunidades que representam”.

O diretor executivo da AD ELO referiu também que a AD ELO “já aprovou e concretizou mais de três milhões de euros ao abrigo Portugal 2020 no concelho de Mira”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE