Ministro diz que está concluída a reconstrução de 91 habitações afetadas pelo fogo de Pedrógão Grande

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 18-11-2017

Noventa e uma obras de reconstrução em habitações afetadas pelos grandes incêndios de Pedrógão Grande e Góis já estão concluídas e outras 49 estão em obra, informou hoje o Governo.

PUBLICIDADE

“Está concluída a reconstrução de 91 habitações atingidas pelos incêndios de junho no Pinhal Interior, 48 das quais no concelho de Pedrógão Grande”, informou o gabinete do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, sublinhando que, à data de hoje, estão em obra outras 49 habitações.

O comunicado do Ministério do Planeamento e das Infraestruturas surge na sequência das declarações do líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, que disse hoje que “a esmagadora maioria das casas” em Pedrógão Grande ainda não têm “um tijolo colocado”, considerando que o Estado está a fazer propaganda política à custa da solidariedade dos portugueses.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com a nota do gabinete do ministro do Planeamento, há ainda 60 obras que estão em processo de adjudicação.

Ao todo, há 238 habitações permanentes afetadas pelos incêndios de Pedrógão Grande e Góis, sendo que o comunicado do Governo faz referência à situação de apenas 200 casas.

PUBLICIDADE

Recorde-se que, há pouco menos de um mês, havia 72 intervenções concluídas, 55 obras em execução, 15 consignadas e 16 em adjudicação.

As restantes estavam em consulta de preço, em projeto ou em fase de avaliação.

De acordo com um documento da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), no total, os custos de recuperação das 238 habitações permanentes afetadas em Pedrógão Grande, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Pampilhosa da Serra, Sertã e Penela é de cerca de nove milhões de euros.

O fundo Revita financia 89 intervenções, a União das Misericórdias e a Fundação Calouste Gulbenkian 41 obras, a Cáritas de Coimbra 35, a SIC Esperança 17 e a Misericórdia de Lisboa cinco.

Segundo os dados da CCDRC, há ainda 39 obras a cargo do proprietário financiadas pela companhia de seguros, nove suportadas por doadores particulares ou empresas e três a cargo do proprietário.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE