Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Saúde

Ministro da Saúde defende um “programa acelerado de renovação das ambulâncias”

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 12-03-2023

O ministro da Saúde defendeu, este domingo, 12 de março, no encerramento do congresso nacional da Liga de Bombeiros Portugueses, em Gondomar, que é preciso “um programa acelerado de renovação das ambulâncias”, admitindo que estão obsoletas.

PUBLICIDADE

Manuel Pizarro garantiu que não vai “mudar de ideias” sobre o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) e destacou que, em 2022, mais de 80% dos serviços de emergência médica que exigem acionamento de suporte básico de vida foram feitos por meios das corporações, escreve o Jornal de Notícias.

“Pela primeira vez, um ministro da Saúde vem ao congresso dos bombeiros”, sublinhou, referindo que isso se torne “uma tradição” no Governo.

PUBLICIDADE

publicidade

Em relação à dimensão de emergência médica, garante que não “há nenhum estado de alma no Ministério da Saúde e no INEM”. “Nós construímos este Sistema Integrado de Emergência Médica em conjunto”, continuou, notando que mais de 90% da participação dos parceiros do Estado neste sistema é dos bombeiros.

“Temos construído ao longo das décadas o SIEM e não vamos mudar de ideias em relação a um sistema face ao qual os portugueses têm razão para se sentirem protegidos e seguros”, e o país “orgulhoso”, assegurou o ministro, apesar das críticas de que o sistema é alvo pelos bombeiros.

PUBLICIDADE

Em 2022, “mais de 80% dos serviços de emergência médica que exigem acionamento de suporte básico de vida foram feitos por meios das corporações de bombeiros”, adiantou Manuel Pizarro, dizendo que isso “exprime bem a forma integrada como esse sistema tem de funcionar”.

Manuel Pizarro assumiu o compromisso de manter e aprofundar o “diálogo estreito” com os bombeiros, ao nível do Governo, do INEM e da Direção Executiva do SNS.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com