Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Ministro da Educação espera mudança de mentalidades com Jogos Europeus Universitários em Coimbra

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 11-05-2018

 

PUBLICIDADE

 O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, disse hoje que a realização dos Jogos Europeus Universitários em Coimbra, de 15 a 28 de julho, vão ser um ponto de inflexão para todo o desporto universitário em Portugal.

PUBLICIDADE

publicidade

“Este evento vai ser verdadeiramente emblemático e fundador de uma nova forma de ver o desporto universitário”, sublinhou o governante, que, na tarde de hoje, visitou os trabalhos de preparação para aquele evento multidesportivo, que decorrem há dois anos.

Segundo Tiago Brandão Rodrigues, “todas as instituições do ensino superior em Portugal veem agora a importância das carreiras duais, dos atletas estudantes, dos estudantes atletas de alta competição e também de todas as componentes de ócio e de lazer”.

PUBLICIDADE

O evento, acrescentou, “vem casar de forma muito importante com as nossas unidades de apoio ao alto rendimento escolar no ensino básico e secundário”.

O ministro da Educação considera que a realização dos Jogos Europeus em Coimbra mudou “claramente” o desporto universitário em Portugal, cujo nível de competição “tem vindo a aumentar de forma muito marcada, o que é um bom sinal do trabalho que está a ser feito”.

Coimbra recebe a quarta edição dos Jogos Europeus Universitários, entre 13 e 28 de julho de 2018, depois da estreia, em 2012, em Cordoba (Espanha), seguindo-se Roterdão (Holanda), em 2014, e Zagreb, em 2016.

Terão 13 modalidades (em masculinos e femininos) em competição, o que “nunca aconteceu noutra competição multidesportiva em Portugal” (andebol, badminton, basquetebol, basquetebol 3X3, canoagem sprint, futebol, futsal, judo, remo, râguebi sevens, ténis, ténis de mesa e voleibol).

O evento conta com a participação de mais de quatro mil atletas, de 40 países e 350 universidades, e o apoio de mil voluntários, tendo como principal palco o complexo desportivo do Estádio Universitário, numa organização da Universidade, Associação Académica, Câmara Municipal de Coimbra e Federação Académica de Desporto Universitário.

Em declarações aos jornalistas, o secretário-geral do comité organizador, Mário Santos, disse que a preparação está dentro do planeado e que estão assegurados os requisitos necessários para “um grande evento desportivo”, ao nível de um campeonato do mundo de futebol.

A realização dos Jogos Europeus Universitários em Coimbra implicou um investimento operacional de 10 milhões de euros, cinco dos quais para a reabilitação dos equipamentos desportivos localizados no perímetro do complexo do Estádio Universitário.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com