Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Mundo

Ministro brasileiro diz que o Governo tem cópia dos dados roubados por piratas informáticos

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 10-12-2021

O ministro da Saúde do Brasil, Marcelo Queiroga, disse hoje que o Governo tem cópia dos dados roubados por um grupo de ciberpiratas que suspendeu a plataforma ConecteSUS, que reúne informações sobre a vacinação contra a covid-19 no país.

PUBLICIDADE

Questionado sobre a invasão dos piratas informáticos nos sistemas do Governo brasileiro, o ministro disse que isto causou um prejuízo muito grande numa entrevista exibida pela GloboNews.

“São pessoas criminosas, nós esperamos encontrá-las e punir exemplarmente. (…) Mas esses dados não serão perdidos, o Ministério da Saúde tem todos os dados, é só uma questão de resgatar esses dados e colocá-los à disposição da sociedade”, acrescentou Queiroga.

PUBLICIDADE

publicidade

O ministro também afirmou que o Governo está empenhado para que os dados voltem a ficar disponíveis “no mais curto prazo possível”.

“Uma atitude criminosa, né, de um ‘hacker’, que está sendo investigada pela Polícia Federal, pelo Gabinete de Segurança Institucional. Hoje, o empenho total é para esses dados estarem disponíveis no mais curto prazo possível. Está sendo investigado, e assim que tiver alguém culpado será exemplarmente punido”, afirmou.

PUBLICIDADE

Após o ataque, o Governo brasileiro anunciou que suspendeu a exigência de comprovativo de vacina contra a covid-19 para viajantes que chegarem ao país por via aérea.

Na manhã de hoje, a página do Ministério da Saúde do Brasil e a da aplicação que contém todos os dados da vacinação contra a covid-19 no país ficou inativa após um ciberataque que apreendeu milhões de dados e informações.

A invasão do sistema ocorreu durante a madrugada e comprometeu o sistema de notificação do Programa Nacional de Imunizações e as características técnicas que impedem a emissão do Certificado Nacional de Vacinação contra a covid-19, entre outros dados, de acordo com um comunicado divulgado pelo Ministério da Saúde.

O ataque foi realizado pelo “Grupo Lapsus” que assumiu a responsabilidade pelo crime com uma mensagem que deixou publicada nas páginas e que dizia “contacte-nos se quiser recuperar os dados”, segundo vários meios de comunicação locais.

De acordo com as informações divulgadas pelos ‘media’ brasileiros, os criminosos escreveram uma mensagem temporária na página do ministério e na aplicação “ConecteSUS” que desapareceu por volta das 07:00 locais (10:00 em Lisboa) na qual indicava que os portais haviam sofrido um “ransomware”, um tipo de ‘malware’ que restringe o acesso ao sistema infetado com uma espécie de bloqueio e cobra um resgate em criptomoedas, referindo que “50 TB [terabyte] de dados foram copiados e excluídos”.

Com os danos causados ​​pelo ataque dos piratas informáticos, milhões de brasileiros não puderam emitir o certificado digital da vacinação contra a covid-19, necessário para ter acesso a locais públicos em grande parte do país e também para viajar para o estrangeiro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com