Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Governo

Ministra garante que não há em Portugal casos de tráfico de refugiados ucranianos

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 10-05-2022

A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares garantiu hoje que não há qualquer caso de tráfico de seres humanos com pessoas refugiadas ucranianas, tendo sido criado um guia específico sobre o fenómeno em contexto de guerra.

PUBLICIDADE

Numa audição na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, Ana Catarina Mendes afirmou que a Unidade de Tráfico de Seres Humanos “está atenta a esta realidade” e não apenas aos casos relacionados com as pessoas refugiadas vindas a Ucrânia.

“Aquilo que tenho conhecimento, e que posso assegurar aqui, ao dia de hoje, e do que as equipas me dizem, é que não há nenhum caso de tráfico de seres humanos neste momento que possa ser reportado”, disse a ministra perante os deputados.

PUBLICIDADE

publicidade

Ana Catarina Mendes acrescentou que foi criado um guia de tráfico de seres humanos em contexto de guerra “precisamente por esta situação” dos refugiados ucranianos e que o Observatório do Tráfico de Seres Humanos (OTSH) faz parte da ‘task force’ que foi criada para acompanhar o acolhimento dos refugiados ucranianos em Portugal.

Questionada sobre se haverá mais autarquias sem protocolo com o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), à semelhança da de Setúbal, a ministra afirmou que sim, mas sublinhou que “trabalham em estreita colaboração com o ACM”, mas que isso “não é o caso de Setúbal”.

PUBLICIDADE

“Houve na última semana uma tentativa, mais uma vez, de reunião com a Câmara Municipal para que houvesse um protocolo com o ACM para o acolhimento de cidadãos deslocados da Ucrânia. (…) A Câmara não quis celebrar esse protocolo”, apontou.

Ana Catarina Mendes acrescentou que cabe ao governo garantir que quem chega a Portugal, “independentemente da sua nacionalidade”, tem a garantia do respeito das suas liberdades e que são bem acolhidos no país, apesar de admitir que ainda há muito para fazer nesta matéria.

A deputada social-democrata Emília Cerqueira expressou preocupações sobre o facto de Portugal ter baixado no ‘ranking’ quanto ao tráfico de seres humanos e questionou a tutela sobre o que está a ser feito neste âmbito.

Pedro Filipe Soares, do BE, considerou que o caso da autarquia de Setúbal poderá ter “enlameado a imagem de Portugal” e perguntou se “o Estado português fez tudo o que poderia ter sido feito ou não”.

Pelo Chega, o deputado Bruno Nunes insistiu na última ronda em algumas perguntas que tinha feito anteriormente, nomeadamente se o Governo consideraria expulsar do país os cidadãos russos envolvidos no caso de Setúbal “na eventualidade destas alegações serem verdade”.

O socialista Pedro Delgado Alves considerou ser possível concluir desta audição que “o governo não expulsa cidadãos, são os tribunais”, que “a Assembleia da República não é um órgão de investigação de polícia criminal” e que “o Estado de Direito não se transforma consoante a gravidade das circunstâncias”

“Antes pelo contrário, a gravidade das circunstâncias obriga as várias instituições a desempenhar a sua função”, vincou.

O deputado da Iniciativa Liberal, Rodrigo Saraiva, perguntou: “Se os serviços de informação monitorizaram e cumpriram os protocolos de segurança, a tutela sabia, a pergunta é, o que foi feito com essa informação?”, disse, questionando se a tutela tinha informações ou ‘feedback’ relativo ao casal russo em causa e a associação.

A deputada Alma Rivera defendeu na comissão que o PCP “não acordou para o problema dos refugiados e emigrantes no dia 24 de fevereiro” e questionou a ministra sobre como podem ser acelerados alguns processos para que os refugiados possam ter acesso aos serviços do Estado, como por exemplo a saúde, e a “documentação necessária”.

O deputado único do Livre, Rui Tavares, considerou que faltou “imaginação” ao Estado para precaver este tipo de situações e perguntou se “quem devia saber sabia”, e se “fez o que devia”, e Inês Sousa Real, do PAN, considerou que “cumpre saber se o Estado cumpriu ou não com os seus deveres de alerta em relação a situações conhecidas dos serviços de informação”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com