Coimbra

Ministra garante financiamento para novas instalações da Eptoliva (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 12-11-2021

A ministra da Coesão Territorial garantiu hoje, nos 30 anos da Eptoliva – Escola Profissional, em Oliveira do Hospital, que vai haver financiamento para a criação de novas instalações e de um Centro Tecnológico, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). 

PUBLICIDADE

“Mal seria se, num momento em que o país tem fundos de elevado montante, não pudéssemos encontrar uma solução para novas instalações de uma escola que é referência pelo papel que desempenha na formação, mas também no trabalho com a comunidade”, disse Ana Abrunhosa ao Notícias de Coimbra (NDC) no final da cerimónia que assinalou os 30 anos do estabelecimento de ensino e depois de ter inaugurado dois novos espaços de inovação na instituição.

“A escola necessita de novas instalações e quer também criar um Centro Tecnológico em parceria com outras escolas. Parecem-me dois projetos de futuro e com pernas para andar”, afirmou a governante. “Os bons projetos têm financiamento”, assegurou.

PUBLICIDADE

Ana Abrunhosa considerou a Eptoliva, que conta com 280 alunos e tem sido reconhecida nacional e internacionalmente, um exemplo de coesão territorial. “Esta escola é uma realidade possível graças à parceria de dois municípios, de Oliveira do Hospital e de Tábua, mas também tem empresários envolvidos na direção, a Escola Superior de  Tecnologias e Gestão de Oliveira do Hospital, no fundo temos a comunidade a participar, ela é em si mesma um exemplo de redes, de coesão e o que verificamos é que é uma escola vencedora reconhecida nacional e internacionalmente”, referiu.

A ministra respondia ao apelo de Daniel Costa, presidente da Eptoliva que, durante a cerimónia lhe pediu que levasse ao Governo a mensagem de que a instituição tem como “desígnios de futuro a criação de um  Centro Tecnológico especializado, já previsto no Plano de Recuperação e Resiliência” e que pretende também “replicar as instalações atuais” num novo espaço.

PUBLICIDADE

publicidade

“Estamos numa mudança de ciclo, muito focados naquilo que será o futuro do ensino profissional”, sublinhou o responsável pela escola. “Em 2030 esta será uma escola totalmente diferente”, acrescentou, falando no papel que  a instituição tem assumido na “mudança de mentalidades”.

A Escola Profissional, instalada em Oliveira do Hospital e com um polo em Tábua, tem cursos em áreas como a mecatrónica e a eletrónica, com empregabilidade nos 100% e uma percentagem de 25% dos estudantes que continua os estudos para o Ensino Superior, um número muito acima da média nacional, destacou Daniel Costa.

Ao NDC Francisco Rolo argumentou que a Eptoliva “tem todas as condições para junto do governo e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro reivindicar o financiamento de projetos, não por reivindicar, mas assente numa capacidade instalada de excelência, seja no setor empresarial, do ensino, seja da economia social”. O autarca de Oliveira do Hospital lembrou que a instituição “cresceu imenso nos últimos anos” e ” cumpre a função de servir as empresas e as necessidades de mão de obra do território”.

“Não vale a pena ter complexos de inferioridade por estarmos no interior, aqui temos ensino superior de qualidade, escola pública de qualidade e uma escola top 3 do ensino profissional em Portugal”, concluiu o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

A mesma opinião partilha Ricardo Cruz, autarca de Tábua, que evidenciou o “volume de promotores”, que são já 100 a trabalhar com a Eptoliva, e que fazem “a ligação entre a formação e o mercado de trabalho”. “Assinalamos aqui não só o passado e o presente, mas sobretudo o futuro”, da escola, disse ainda.

Durante a visita de Ana Abrunhosa foi inaugurada uma sala de inovação na área do design e outra na área da tecnologias da informação e da comunicação.

 

Veja o direto NDC com Ana Abrunhosa:

Veja o direto NDC com Daniel Costa:

Veja o direto NDC com Francisco Rolo:

Mais vídeos disponíveis no Facebook do NDC.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE