Coimbra

Ministra do Trabalho lançou “semente” para o voluntariado na Serra do Açor

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 24-01-2020

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social participou hoje numa ação de reflorestação na Serra do Açor para lançar uma “semente simbólica” das várias ações que ainda são necessárias realizar no país após os incêndios de 2017.

PUBLICIDADE

Ana Mendes Godinho marcou presença numa iniciativa da Fundação Inatel de plantar mais de 300 castanheiros numa área de dois hectares no Piódão, concelho de Arganil, distrito de Coimbra, aldeia onde a instituição possui uma unidade hoteleira.

A governante salientou que a sua participação “é uma semente simbólica daquelas que são as ambições durante 2020, de dinamizar ações de voluntariado, de responsabilidade social e de desafio com os vários compromissos que existem”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Por um lado, temos os desafios das ações climáticas, das desigualdades sociais, com grande preocupação com a inclusão, e também com os desafios da desigualdade a nível do território”, disse a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Segundo Ana Mendes Godinho, iniciativas do género em territórios desfavorecidos demonstram também “um foco muito grande na coesão territorial”.

PUBLICIDADE

A ação Renascer Piódão resultou dos contributos da Fundação Inatel e dos seus associados na iniciativa anual Grande Festa de Natal, após os incêndios de 2017.

Cerca de 200 pessoas participaram na ação de reflorestação de uma zona de mato e de pinhal destruída nas proximidades da aldeia, que envolveu elementos de equipas internas da Fundação Inatel, jovens estudantes e utentes de uma instituição de solidariedade social do concelho de Arganil.

“Estamos aqui numa missão solidária e a celebrar uma vontade muito forte de não desistir do interior, que é a razão de fundo que leva a instituição a fazer a gestão de unidades hoteleiras em locais onde normalmente o mercado convencional não coloca estabelecimentos em exploração”, frisou José Manuel Alho, do conselho de administração da Fundação Inatel.

A ação de reflorestação contou com o apoio da Câmara Municipal de Arganil e da Junta de Freguesia de Piódão, agentes e comunidades locais.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE