Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Desporto

Ministério Público confirma buscas relacionadas com negócios no futebol

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 09-11-2020

O Ministério Público (MP) confirmou hoje a realização de buscas em várias instituições, entre as quais três Sociedades Anónimas Desportivas (SAD), numa investigação relacionada com negócios no futebol.

PUBLICIDADE

Em comunicado, a Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou a realização de 29 buscas: “oito domiciliárias; uma, a uma fundação; seis, a instalações de três sociedades desportivas; nove, a outros tipos de sociedade; três, a dois clubes desportivos; e duas, a dois escritórios de advogados”.

PUBLICIDADE

publicidade

As buscas, de acordo com o mesmo documento, “decorrem em vários locais do país e contam com a participação de magistrados do Ministério Público e dos tribunais de Instrução Criminal, inclusive, o Central e elementos da Polícia Judiciária e da Autoridade Tributária”.

“Nos inquéritos investigam-se factos suscetíveis de integrarem crimes de participação económica em negócio ou recebimento indevido de vantagem, corrupção ativa e passiva no fenómeno desportivo, fraude fiscal qualificada e branqueamento”, refere o MP.

PUBLICIDADE

De acordo com o MP, “estão em causa negócios de diversa natureza, todos relacionados com o futebol profissional”.

“Investigam-se ainda a aquisição dos direitos desportivos e económicos dos jogadores por parte de clubes nacionais de futebol, empréstimos concedidos a um destes clubes e a uma sociedade desportiva por um cidadão de Singapura com interesses em sociedades sediadas nas Ilhas Virgens Britânicas e a utilização das contas do mesmo clube e de outro, para a circulação de dinheiro”, informa ainda.

Além das SAD, “as investigações incidem igualmente sobre o envolvimento de outros tipos de sociedades (algumas ligadas ao setor imobiliário)”, devido ao “pagamento em dinheiro de prémios de jogo, a satisfação de dívidas pessoais de dirigentes, a utilização por estes de valores dos clubes e a omissão declarativa de operações fiscalmente relevantes”.

De acordo com a revista Sábado, duas das SAD que estão a ser alvo de buscas são a do Benfica e a do Santa Clara, ambas da I Liga de futebol, estando em causa dois processos, um sobre a transferência de jogadores líbios e outro relacionado com o caso Mala Ciao.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com