Coimbra

Metro Mondego manda plantar 73 árvores em Coimbra

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 05-12-2022

A Metro Mondego anuncia que “consignou hoje à empresa Viaplanta – Sociedade Comercial de Limpezas e Ajardinamentos, Lda, a prestação de serviços de execução da primeira fase do Plano para Reforço da Estrutura Arbórea na cidade de Coimbra, que consiste na plantação de 73 árvores e instalação do respetivo sistema de rega na zona da Solum”.

PUBLICIDADE

Nesta primeira fase, que será a menos volumosa do plano, serão plantadas 66 novas árvores de várias espécies, nomeadamente olaias, aceres e jacarandás, e transplantadas 7 palmeiras-leque.

Na segunda fase, cujo projeto está já em desenvolvimento, serão plantadas árvores nas zonas da Portela e do Alto de São João.

PUBLICIDADE

publicidade

A empresa afiança que o Plano para Reforço da Estrutura Arbórea é um processo realizado em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Coimbra, competindo ao município a proposta das áreas e a validação do projeto de execução, bem como a receção das intervenções.

Com este plano, a Metro Mondego compromete-se a plantar 3 árvores por cada uma retirada no âmbito das empreitadas da infraestrutura do Metrobus, refletindo-se num investimento na ordem dos 150 000€, a realizar em várias fases ao longo do triénio 2022-2024.

PUBLICIDADE

A MM considera que “a entrada em serviço do sistema Metrobus irá gerar um enorme contributo para reduzir a pegada ambiental da mobilidade regional. A título de exemplo, poder-se-á referir que com a operacionalização plena do Metrobus se prevê reduzir a emissão de Gases com Efeito de Estufa em 18 907 toneladas de CO2eq por ano”. 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE