Coimbra

Mesa da Bairrada ao Mondego precisa do seu voto para ser umas 7 Maravilhas à Mesa

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 07-09-2018

A mesa que “abraça” o território composto pelos Municípios de Cantanhede, Figueira da Foz, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho e Penacova está na final das “7 Maravilhas à Mesa”. O passaporte foi carimbado, em Viseu, no dia 5 de agosto.

PUBLICIDADE

Sendo uma das 14 mesas finalistas do concurso 7 Maravilhas à Mesa, “Da Bairrada ao Mondego” quer agora fazer parte das sete mesas eleitas como as melhores de Portugal. Para isso, as votações reabrem a 9 de setembro e decorrem até 16 de setembro, dia da gala final do concurso televisivo da RTP, em Albufeira.

PUBLICIDADE

publicidade

 Esta é uma iniciativa da AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego que pretende mostrar que “unidos somos mais fortes” e que todos os agentes e entidades dos municípios envolvidos “têm muito a ganhar a partir desta candidatura assente nas melhores referências gastronómicas e patrimoniais do território que, como é óbvio, não se esgotam nos sete patrimónios apresentados”.

A Mesa da Bairrada ao Mondego está a apresentar os seguintes produtos a concurso: Sardinha na Telha (petiscos), Arroz (Carolino do Baixo Mondego) de Lampreia (peixe e mariscos), Leitão à Bairrada (carne e caça), Espumante Branco Bruto Marquês de Marialva Baga Blanc de Noir 2015 (espumantes), Vinho Tinto Marquês de Marialva Baga Reserva 2014 (tintos), Castelo de Montemor-o-Velho (património histórico, cultural e natural) e o Bussaco/Luso (experiências únicas).

PUBLICIDADE

Com o apoio técnico do chef Luís Lavrador, a Mesa da Bairrada ao Mondego conta com a parceria dos seis municípios que compõem a candidatura, da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, da Adega Cooperativa de Cantanhede, da Fundação Mata do Bussaco e do Alexandre de Almeida Hóteis – Hotel Palace do Bussaco.

O número de telefone para votar é o mesmo: 760 10 70 15 (custo de chamada de 0,60€ + IVA).

A Região de Coimbra, candidata a “Região Europeia da Gastronomia 2021”,  teve “apenas” 3 mesas entre as 49 pré-finalistas do 7 Maravilhas à Mesa.

A Mesa das Terras da Chanfana, um trabalho conjunto dos municípios da Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares,  também está apurada para a final marcada para o dia 14 de setembro.

A “Mesa da Beira Serra”, que pretendia demonstrar a diversidade e a excelência da oferta de Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua, ficou pelo caminho.

As Galas são apresentadas na RTP, como habitualmente nas eleições 7 Maravilhas, por Catarina Furtado e José Carlos Malato.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE