Meruge celebra Entrudo à moda antiga

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 09-02-2018

Um cortejo com música e folia vai percorrer as ruas de Meruge, em Oliveira do Hospital, no sábado, numa celebração que visa reatar as tradições do Entrudo beirão.

PUBLICIDADE

imagem LAJE grande

imagem Laje Grande

“Vir para a rua correr o Entrudo e organizar as características cegadas, era uma prática comum a todas as aldeias da Beira Serra antes dos abrasileiramentos das nossas tradições carnavalescas”, realça a organização em comunicado.

Promovido pela Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral (ADSCVC), com apoio da Junta de Freguesia e outras coletividades de Meruge, o programa da Cegada do Entrudo começa às 20:00, com um Desfile Trapalhão que inclui animação pela Companhia de Teatro Viv’Arte, de Oliveira do Bairro.

PUBLICIDADE

“Esta manifestação burlesca gira à volta de ditos e cantigas em que impera a crítica social e de costumes, a que a cacofonia dos improvisados instrumentos de percussão e o impostor choro das carpideiras viúvas emprestam o ambiente de desmando coletivo e de rutura”, referem os organizadores.

O improviso de “rudes máscaras de papelão”, a transfiguração “com roupas velhas usadas pelo sexo oposto” ou a colocação de meias de vidro na cabeça “são disfarces ao alcance de todos os estratos sociais que tornam a cegada uma manifestação democrática”, organizada pelo segundo ano consecutivo.

PUBLICIDADE

“O início do período quaresmal convidava a extroverter os desejos pagãos, a dar largas à folia bizarra e à estúrdia social”, práticas proibidas “durante o longo período de penitência e jejum” cumprido pelo Cristianismo.

Quase quatro meses após os incêndios que assolaram a região Centro, tendo Oliveira do Hospital sido um dos concelhos mais afetados, a organização apela à participação das pessoas no desfile, “com trajes a condizer” com a festividade.

“Trazer o funil para berrar umas quadras de sátira social, enriquecer o baile de máscaras, arrematar um bolo, uma garrafa, convidar ou ser convidado na ‘moda da flor’, são atrativos que contribuem para manter viva esta secular tradição e ajudar a causa social” da ADSCVC.

A iniciativa culmina com a Queima do Entrudo, às 21:00, no Terreiro do Santo, após “o féretro percorrer as ruas da freguesia, entre apupos, piropos e aplausos”.

Lida a sentença, “sempre drástica e inclemente”, o Entrudo “perecerá na pira purificadora”, antes do baile de máscaras, que começa às 21:30, no salão da Associação dos Amigos de Meruge.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE