Coimbra

Mercado Municipal de Coimbra vai receber festival de cervejas de inverno (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 10-01-2023

O Mercado Municipal D. Pedro V, em Coimbra, vai receber este mês de janeiro um festival de cervejas de inverno. O Strong Beers, vai contar com a participação de 12 marcas e mais de meia centena de referências de cerveja artesanal.

PUBLICIDADE

Vão ser três dias, de 20 a 22 de janeiro, para “descobrir diferentes aromas e sabores e para desfrutar de uma programação destinada a toda a família, pensada e estruturada para agradar a adultos e crianças, com jogos, insufláveis e outras atividades”, afirmou Francisco Veiga, vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra. A autarquia é parceira da Brew!, promotora do evento, assim como a Renasceia, que explora a praça da restauração do Mercado.

O festival centra-se na “temática das cervejas de inverno, que não são só cervejas com maior teor alcoólico, mas que têm outros sabores e aromas mais complexos”, explicou João Claro, da Brew!, entidade que já organizou por duas vezes um evento semelhante, mas de final de verão, ao ar livre, junto ao Exploratório. “Queremos que este seja o festival mais quente deste inverno”, assegurou.

PUBLICIDADE

publicidade

Para provar as cervejas, é necessário adquirir um copo, de vidro e por isso reutilizável, pelo valor de três euros. As cervejas têm preços que variam entre os dois e os quatro euros, podendo haver algumas um pouco mais caras tendo em conta a matéria prima que utilizarem. Haverá ainda a possibilidade de pedir meio copo e a maior parte dos cervejeiros disponibiliza prova gratuita.

Um dos objetivos da iniciativa, referiu Miguel Fonseca, vereador com o pelouro dos Mercados Municipais, é fazer do Mercado D. Pedro V “um ponto de encontra na cidade”, à semelhança do que já aconteceu com a programação de Natal e Fan Zone durante o Mundial de futebol. “Queremos atrair cada vez mais pessoas ao Mercado, que é um espaço de excelência, de tradição e merece que os conimbricenses venham cá fazer as suas compras e atividades de lazer”, frisou.

PUBLICIDADE

Durante os dias do “Strong Beers” a Praça do Mercado terá, além da oferta gastronómica habitual, petiscos para harmonizar com a cerveja, disse ao NDC Eduardo Almeida, da Renasceia.

“O Mercado é um sítio espetacular, para vir diariamente ou aos fins de semana. Por isso, vamos ter jogos de tabuleiro, mini-golfe, insufláveis para que as famílias venham e aproveitem e vão também a outros espaços da Baixa”, apelou João Francisco Campos, presidente da União das Freguesias de Coimbra.

O festival abre na sexta-feira, dia 20, às 17:00 e encerra à 01:00. No sábado, dia 21, funciona das 13:00 à 01:00 e no domingo, 22, das 13:00, às 22:00.

O apoio municipal para o evento é de cinco mil euros.

Veja o direto NDC com João Claro:

Veja o direto NDC com Francisco Veiga:

Veja a conferência de imprensa de apresentação do festival:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE