Cidade

Mercado Municipal de Coimbra acolhe exposição e venda de Presépios artesanais

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 07-12-2018

O Mercado Municipal D. Pedro V vai acolher, a partir de sábado e até 5 de janeiro, uma exposição e venda de presépios artesanais, organizada pela Câmara Municipal de Coimbra.

PUBLICIDADE

A iniciativa, que decorre no âmbito da programação de Natal, pretende assinalar a quadra festiva e promover o trabalho desenvolvido pelas mãos de artesãos portugueses, destacando a representação artística de uma das mais antigas formas de interpretação da Natividade – o Presépio.

PUBLICIDADE

Serão, pois, inúmeras as propostas disponíveis a quem visite a cidade nesta época. Encontrar-se-ão presépios executados com recurso a tecido, cerâmica figurativa, porcelana fria, cortiça, lã, pedras, ferro forjado, uma panóplia de materiais reutilizados, como cápsulas de café, latas de conserva ou caricas, entre outras matérias-primas recolhidas da natureza com que se constroem presépios artesanais invulgares.

Os visitantes serão surpreendidos pela peculiaridade e pela riqueza de pormenor que muitas das criações ostentam, concebidas por trinta e cinco criadores, alguns dos quais aderem, pela primeira vez, à iniciativa, que vai na sua 10.ª edição.

PUBLICIDADE

publicidade

Numa perspetiva de valorização do trabalho desenvolvido, seja por artesãos de renome nacional e internacional no meio, seja por expositores que trabalham numa perspetiva amadora, a presente edição do evento conta com uma maior representação de Coimbra e de Barcelos mas, também, de nomes que provêm de outras áreas geográficas como Abrantes, Alcobaça, Braga, Condeixa, Gondomar, Ílhavo, Lourinhã, Mira, Nelas, Portimão, São Pedro do Sul, Tábua, Viana do Castelo e Vila Nova de Gaia.

O certame está aberto ao público de segunda a sábado, das 09h00 às 12h30 e das 13h00 às 16h30. Encerra ao domingo e nos feriados de 25 de dezembro e 1 de janeiro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE