Economia

Mercado global da arte caiu 22% mas vendas ‘online’ duplicaram em 2020

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 16-03-2021

O mercado global da arte caiu 22% em 2020, devido à pandemia, gerando a maior quebra num só ano, desde a recessão de 2009, mas as vendas ‘online’ duplicaram, indica o relatório anual da feira de Basileia com o banco UBS.

PUBLICIDADE

No mesmo período, o setor perdeu 4% dos postos de trabalho, em relação a 2019, garantindo emprego a 2,9 milhões de pessoas, no final do ano passado.

De acordo com o relatório “The Art Basel/UBS Global Art Market 2021”, hoje divulgado, que reúne dados fornecidos por galerias, colecionadores, casas de leilões e outros agentes do setor, relativos à atividade durante 2020, o mercado de vendas atingiu os 50,1 mil milhões de dólares (41,98 mil milhões de euros), no final do ano passado.

PUBLICIDADE

Apesar da quebra de 22%, em 2020, o documento indica que as vendas de arte ‘online’ duplicaram, atingindo uma movimentação recorde de 12,4 mil milhões de dólares (10,39 mil milhões de euros), com a quota das receitas dos negociadores, neste formato, a triplicar de 13% para 39%.

Segundo o relatório, Estados Unidos, Reino Unido e China dominam o mercado digital, mobilizando, em conjunto, 82% das vendas: neste segmento, os Estados Unidos representam 42%, seguindo-se o Reino Unido, com 20%, à semelhança da China.

PUBLICIDADE

publicidade

Relativamente às casas de leilões, os resultados foram mistos, com as vendas em formato ‘online’ a subir 36%, para 3.2 mil milhões de dólares (2,68 mil milhões de euros), enquanto as vendas presenciais tiveram uma quebra de 30% nos resultados, para 17,6 mil milhões de dólares (14,74 mil milhões de euros).

Mais de metade das feiras de arte foram canceladas (61%), proporcionando aos negociantes de arte apenas 13% do seu rendimento, mas com o seu regresso, este ano, deverão voltar também 80% dos colecionadores milionários, preconiza o relatório.

Ainda relativamente aos colecionadores, foi manifestado um aumento do interesse no mercado da arte na chamada geração Y (Millennials em inglês, a geração do milénio) a mostrar-se a mais gastadora, mais de um terço deles com compras acima de um milhão de dólares (837 mil euros).

Segundo o relatório, o gasto médio dos colecionadores subiu 13%.

Os colecionadores compraram de forma conservadora, com quase metade (46%) focados em galerias onde são clientes habituais.

O relatório sublinhou ainda o papel das redes sociais, durante a pandemia, considerando-as um canal determinante para expandir mercados, chegar a novos públicos e ampliar vendas.

“The Art Basel/UBS Global Art Market 2021” indica que um terço dos colecionadores de arte admitiram ter usado o Instagram, em 2020, para decidirem sobre transações.

E perto de metade dos compradores (45%) asseguraram ter feito pelo menos uma compra através das salas virtuais abertas por galerias e feiras, em alternativa ao mercado presencial, segundo o documento.

“The Art Basel/UBS Global Art Market 2021” indica igualmente que, em 2020, o mercado global da arte mobilizou 2,9 milhões de trabalhadores, menos 4% do que no ano anterior, e mais de 300 mil empresas.

Na segunda-feira, também foi divulgado o relatório da empresa francesa Artprice, sobre o mercado internacional de arte em 2020, que indicava quebras de faturação da ordem dos 21%, e a viragem substancial dos negócios para o mundo digital, devido à pandemia.

Publicado anualmente pela empresa líder de informação sobre o mercado de arte, o relatório da plataforma Artprice reúne sobretudo os resultados do volume de negócios, em leilão, de peças de arte, datadas do século XVII até à atualidade, em pintura, escultura, desenho, fotografia, gravura, vídeo, instalações, tapeçaria, excluindo mobiliário e automóveis.

Sob confinamentos sucessivos, em muitos países, ao longo de 2020, os leilões de arte à distância tornaram-se o ‘novo normal’, assim como vendas totalmente ‘online’, sem leiloeiro, indicava o mais recente relatório da empresa francesa, que gere uma base de dados de centenas de milhares de transações, em leilão, e de valores de vendas de mais de 630 mil artistas.

O desempenho chinês é o que mais se destaca no documento da Artprice relativo a 2020: a China atingiu o primeiro lugar em volume de negócios no setor, depois de ter ficado quatro anos atrás dos Estados Unidos, e pesando atualmente 39% deste mercado das artes.

Do ‘bolo’ das vendas, 27% ficam para os Estados Unidos, onde o impacto da pandemia teve fortes repercussões, enquanto o Reino Unido atinge 15%.

“A China soube criar um mercado interno, com limitações das exportações, e viu nascer novas casas de leilões”, notou Thierry Ehrmann. Depois de um primeiro semestre de 2020 marcado pelo confinamento, as vendas tiveram forte evolução no país.

Na Europa, a França sofreu uma forte queda, com um volume de negócios de 483 milhões de euros, menos 31% do que em 2019, na linha das quebras do Reino Unido (-30%), e da Itália (-32%).

A Alemanha, no entanto, concluiu o ano no verde, menos afetada pela pandemia, com uma subida de 11% nas vendas.

Nas transações de 2020, destacam-se o tríptico do artista irlandês Francis Bacon, por 84,6 milhões de dólares (cerca de 75 milhões de euros), num leilão realizado pela Sotheby’s, em Londres, já sem presença de público.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE