Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Economia

Mercado automóvel sofre “queda histórica” de 84,6% em abril

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 04-05-2020

O mercado automóvel em Portugal registou uma “queda histórica” de 84,6% em abril, face ao mesmo mês de 2019, tendo sido matriculados 3.803 veículos, segundo os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) hoje divulgados.

PUBLICIDADE

No acumulado dos primeiros quatro meses do ano, a ACAP diz terem sido colocados em circulação 56.744 veículos novos, o que representou uma diminuição homóloga de 39,8%.

PUBLICIDADE

publicidade

Por categorias, em abril foram matriculados 2.749 automóveis ligeiros de passageiros novos, um retrocesso de 87,0% face ao período homólogo, enquanto no primeiro quadrimestre o recuo foi de 40,4%, para 48.031 unidades.

Já o mercado de ligeiros de mercadorias registou em abril uma queda homóloga de 69,9% para 948 unidades matriculadas, acumulando até abril uma descida de 36,2% para 7.584 unidades.

PUBLICIDADE

Quanto ao mercado de veículos pesados, que engloba os tipos de passageiros, mercadorias e tratores de mercadorias, cedeu 72,7% em abril em comparação com o mesmo mês do ano anterior, para 106 veículos.

De janeiro a abril, as matrículas neste mercado totalizaram 1.129 unidades, menos 38,6% face ao período homólogo.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 247 mil mortos e infetou mais de 3,5 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Mais de um milhão de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.063 pessoas das 25.524 confirmadas como infetadas, e há 1.712 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, alguns países começaram a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos a aliviar diversas medidas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com