Coimbra

Mercadinho de Natal animou Praça do Município de Mortágua

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 12-12-2016

 

PUBLICIDADE

A Praça do Município recebeu no passado dia 11 o Mercadinho de Natal, que já vai na sua quarta edição, promovido pela Câmara Municipal, com a colaboração da Comissão de Finalistas da Escola Secundária de Mortágua.

unnamed-18

PUBLICIDADE

publicidade

Ao longo do dia centenas de pessoas puderam apreciar e adquirir produtos típicos desta quadra festiva, entre outros, e assistir a momentos de animação, sobretudo para os mais novos.

Os visitantes tinham à sua espera uma grande variedade de produtos tradicionais desta quadra, como bolos, biscoitos, compotas e licores caseiros, decorações e artigos que podiam constituir uma prenda de Natal diferente. É que os artigos expostos eram na sua maioria de fabrico manual e artesanal, sendo peças únicas e originais.

PUBLICIDADE

Não faltaram os produtos agrícolas associados a esta quadra, como as abóboras para as filhoses, os limões e as laranjas para a confeção dos bolos, as couves para a Consoada.

Artigos de artesanato, acessórios de moda, produtos de beleza biológicos, roupas, bordados, brinquedos tradicionais, eram outros artigos que se podiam encontrar. Os visitantes podiam também saborear chocolate quente, crepes, amêndoas caramelizadas, feitos na hora.

Não faltou animação, sobretudo a partir da tarde, com insufláveis, discoteca, pinturas faciais, modelagem de balões, e como novidade o lançamento de neve, que fizeram a alegria e delícia dos mais pequenos.

Foi ainda representada a peça de teatro infantil “O Príncipe e as 7 Anãs”, em que os protagonistas foram as crianças da Escola de Teatro do TEM (Teatro Experimental de Mortágua).

Os passeios de charrete com o Pai Natal e os duendes, para toda a família, foram muito solicitados. Pelas ruas da Vila iam acenando às pessoas, distribuindo sorrisos e a magia da quadra.

A meio da tarde as pessoas que estavam no Mercadinho foram ainda surpreendidas pelo desfile de motos com Pais e Mães Natais, organizado pelo MotoMortágua. O grupo promoveu neste dia o seu Almoço de Natal e no final percorreu várias localidades do concelho, levando também a mensagem de Natal.

Mais uma vez o Mercadinho de Natal deu outro colorido e dinamismo ao centro da Vila, contribuindo também para a promoção dos produtos locais, dos produtores, criadores e artesãos do concelho.

As atividades de comemoração do Natal vão prolongar-se até aos Reis. No próximo dia 17 o Centro de Animação Cultural recebe o espetáculo musical e teatral “Cinderela”, pela companhia Rituais Dell Arte; no dia 18 haverá um Caminhada de Pais Natal solidária; e no dia 23 realiza-se o tradicional Concerto de Natal, com a participação do Coral Juvenil Sílvia Marques, Orfeão Polifónico de Mortágua e Filarmónica de Mortágua. O programa festivo termina no dia 7 de Janeiro, com o tradicional Encontro de Cantadores de Janeiras, organizado pelo Teatro Experimental de Mortágua.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE