A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai votar, na segunda-feira, 26 de maio, uma adaptação ao projeto de execução do troço Portagem–Coimbra B do Sistema de Mobilidade do Mondego, que integra o Passeio Ribeirinho de Aeminium. Esta intervenção visa introduzir melhorias pontuais ao traçado, reforçando a continuidade e coerência urbanística da frente ribeirinha da margem direita do Rio Mondego, recentemente requalificada entre a Ponte de Santa Clara e o Açude-Ponte.
“O novo projeto resulta da necessidade de articular a proposta da Infraestruturas de Portugal (IP) com outras intervenções previamente executadas ou em curso, nomeadamente o Passeio Ribeirinho de Aeminium e o Estudo para a Frente de Rio Margem Direita. Entre as alterações propostas, destaca-se a manutenção da rotunda à saída do Açude-Ponte, conforme solicitado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), para garantir uma circulação pedonal e ciclável adequada junto ao edifício daquela entidade”, afiança a aurquia, que, recorde-se, “abriu” a artéria em 2022.
PUBLICIDADE
Além disso, o projeto contempla a instalação de um sistema de controlo de acessos, através de pilaretes retráteis, para permitir a carga e descarga de bens em futuras atividades comerciais e desportivas na zona ribeirinha. Prevista fica também a uniformização do mobiliário urbano, assegurando a coerência visual com os equipamentos já instalados no Passeio Ribeirinho de Aeminium.
“Com a decisão, já durante a empreitada de estabilização da margem, de pedonalização da frente ribeirinha, criaram-se novas oportunidades de fruição da frente ribeirinha, agora pedonal e ciclável, explorando esse carácter na qualidade do edificado a construir, assim como na qualidade e quantidade de atividades comerciais e de serviços que este local potenciará”, sublinha a informação técnica que sustenta a proposta.
Segundo a mesma informação, esta intervenção vai permitir consolidar uma nova frente urbana na cidade, aproveitando o espelho de água da bacia do Açude-Ponte e criando condições para o desenvolvimento de novos espaços de lazer, comércio e serviços, numa área que se quer pedonal, ciclável e atrativa para residentes e visitantes.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE