Cidade

Memórias da Batalha do Bussaco vão valorizar territórios

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 07-09-2015

No âmbito das Comemorações dos 205 anos da Batalha do Bussaco e inserido no Projeto “Caminhos da Batalha do Bussaco”, decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal de Penacova, a Conferência “Memórias da Batalha do Bussaco”.

PUBLICIDADE

unnamed (3)

A cerimónia de abertura foi presidida pela Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Penacova Fernanda Veiga, acompanhada pelo Presidente da Câmara Municipal de Mortágua, José Júlio Norte, e o Vice-Presidente da Câmara da Mealhada, Guilherme Duarte, que enfatizaram a necessidade e sobretudo as virtudes de “um projeto extremamente interessante sob o ponto de vista sociocultural, que irá atrair muitos visitantes às referidas localidades, valorizando os três territórios”.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta conferência contou com três oradores, em que cada um abordou aspetos diferentes da Batalha do Bussaco. Iniciou o discurso  Fernando Taveira da Fonseca com a temática “Jogos de Guerra: o tabuleiro e os protagonistas” contextualizando aquilo que foi 3ª invasão, nomeadamente a movimentação das tropas partir do momento em que se encontram em Almeida e o percurso que seguem até Bussaco, analisando as opções estratégicas de ambos os exércitos, como que numa alusão ao jogo de xadrez.

De seguida tomou a palavra João Paulo Almeida e Sousa com o tema “Andaram por aqui os franceses!…” inspirado no impacto da passagem dos franceses pelo território de Mórtagua, falou sobre as marcas deixadas por estes e por curiosidades da época, focando também alguns dos fait-divers que associados à presença e às decisões tomadas pelo exército francês comandado pelo Marechal Massena na Batalha do Buçaco.

PUBLICIDADE

Por fim, usou da palavra João Pedro Peixoto com o tópico “Apontamentos da 3ª Invasão Francesa em Penacova” dando maior ênfase aos aspetos táticos e a consequência das decisões tomadas pelos generais Wellington e Massena para o desfecho da Batalha do Bussaco, explicando de uma forma didática as opções tomadas por cada um para o desfecho conhecido da batalha.

Após os discursos dos oradores realizou-se uma sessão aberta de perguntas com vista ao esclarecimento de algumas questões levantadas pelas várias pessoas participantes na conferência, seguida de um pequeno coffe break.

O projeto “Caminhos da Batalha do Bussaco” é uma parceria entre os municípios de Mealhada, Mórtagua, Penacova e a Fundação Mata do Bussaco, que este ano celebra os 205 anos da Batalha com um programa alargado de atividades que irá até ao dia 27 de setembro.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE