Vamos

Italiano Sergio Alapont dirige Orquestra Clássica do Centro

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 19-03-2022

Sergio Alapont é o novo maestro da Orquestra Clássica do Centro, anunciou hoje a associação. Premiado como “melhor maestro da Itália em 2016 pela GBOSCARS, e vencedor do II Concurso de Maestro da Cidade de Granada, é “um dos principais maestros de sua geração.

PUBLICIDADE

Alapont trabalhou como maestro convidado em diversas orquestras entre elas a London Philharmonic Orchestra, Orchestra National d’Ile de France de París,Orquestra da Ópera Nacional Norueguesa, Orquestra da Ópera Escocesa, Orquestra  Sinfónica da Rádio Televisão Espanhola,, Orquesta Sinfónica de Galicia, Real Filharmonia de Galicia, Filarmónica de Gran Canaria, Sinfónica de Barcelona i Nacional de Catalunya, Orquesta Sinfónica de Tenerife, Orquesta Sinfónica de Castilla y León, Orquesta Sinfónica de Navarra, Orquesta Sinfónica del Principado de Asturias, Orquesta Ciudad de Granada, Orquestra Sinfónica de Monterrey, Orquestra Juvenil Internacional de Monterrey , Orquesta de Câmara de Bellas Artes no México, Orquesta Filarmónica de Bogotá ou Orquesta Filarmónica de Jalisco ou Orquestra Clássica do Centro.

Na Ópera. os destaques recentes incluem – La Bohème na Ópera Nacional da Irlanda, sua estreia nos EUA,  uma nova produção de Idomeneo na Ópera du Rhin em Estrasburgo, L’heure espagnol e Gianni Schicchi na Ópera Lombardia, Carmen na Ópera de Oviedo, Le nozze di Figaro no Teatro Comunale di Treviso e Teatro Pergolesi di Jesi, Maestro assistente em Poliuto no Festival de Ópera de Glyndebourne regendo a Orquestra Filarmónica de Londres, Concerto de Gala no Gran Teatre del Liceu de Barcelona, Concerto de Gala com a Orquesta Sinfónica de Madrid no Teatro Real de Madrid, entre outras.

PUBLICIDADE

A Orquestra Clássica do Centro apresentou-se pela primeira vez, enquanto orquestra profissional, em Dezembro de 2001 e tem realizado o seu trabalho ao longo dos 20 anos, que no presente ano conta, de forma ininterrupta.
 
Enquanto associação, a OCC tem a responsabilidade de gestão cultural do Pavilhão Centro de Portugal (local da sede da OCC). A OCC encontra-se abrangida pela Lei do Mecenato Cultural (atual Estatuto dos Benefícios Fiscais).
Para além dos concertos que constituem naturalmente a nossa atividade principal, organiza concursos, conferências, festivais, encontros e muitos outros eventos, frequentemente em colaboração com outras entidades. Editou vários CD ́s, e livros, tendo como preocupação de sempre a de fomentar a cultura musical, dimensionar a vertente pedagógica e conferir apetência para ouvir e apreciar música erudita.
 
A Orquestra Clássica do Centro conta com o apoio da Dgartes / Ministério da Cultura, o apoio Institucional da Câmara Municipal de Coimbra, e tem como Mecenas plurianual a EFAPEL.Tem protocolos assinados com várias Câmaras Municipais, Escolas de Música e outras Instituições como sejam a Universidade de Coimbra, o IPC, o ISCAC , ESART ou o Instituto Piaget. Em 2022 comemoramos o nosso 21 aniversário.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE