Crimes

Mega julgamento de tráfico de droga começa na quarta-feira

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 18-01-2019

Cinquenta e três pessoas vão começar a ser julgadas na próxima quarta-feira, no Tribunal de Aveiro, num mega julgamento relacionado com tráfico de droga.

PUBLICIDADE

Imagem ilustrativa

Em causa estão crimes de tráfico de estupefacientes, tráfico de armas, associação criminosa, branqueamento de capitais e detenção de arma proibida. Alguns dos arguidos estão acusados como reincidentes.

No centro da acusação está uma família do acampamento do Fial, em Albergaria-a-Velha que, segundo o Ministério Público (MP), se dedicava ao tráfico de estupefacientes e de armas de fogo, pelo menos desde 2002.

PUBLICIDADE

Os investigadores referem que, com a fuga do patriarca para Espanha, em 2010, após praticar crime de homicídio, foi a matriarca quem assumiu definitivamente o topo da hierarquia familiar na atividade do tráfico de estupefacientes.

A mulher, de 54 anos, seria auxiliada nesta operação por seis filhos (cinco homens e uma mulher) com idades entre os 24 e os 40 anos, e por duas netas, de 20 e 23 anos.

PUBLICIDADE

publicidade

Após a detenção da matriarca, que se encontra a cumprir uma pena de seis anos de prisão por um crime de homicídio por cumplicidade, o MP diz que a liderança do clã passou a pertencer ao filho mais velho, assumindo-se como o “gestor” do tráfico de estupefacientes.

De acordo com a investigação, os arguidos escondiam a droga em buracos nos terrenos e matas adjacentes ao acampamento, de onde o retiravam à medida que necessitavam para vender e chegavam a utilizar menores para ir buscar o produto estupefaciente ao local onde se encontrava ocultado, tentando desta forma que tal atividade não fosse associada aos principais responsáveis pela mesma.

Além da matriarca, um dos filhos também está detido a cumprir uma pena à ordem de outro processo e outros quatro aguardam o julgamento em prisão preventiva.

Sentados no banco dos réus estão ainda 44 arguidos (34 homens e dez mulheres), residentes nos distritos de Aveiro, Porto, Braga, Bragança, Lisboa e Leiria, que ajudariam os principais arguidos nas vendas ou no manuseamento e transporte da droga.

Destes, cinco estão detidos e dois estão sujeitos à medida de coação de obrigação de permanência na habitação com vigilância eletrónica.

A rede foi desmantelada em julho de 2017, durante uma megaoperação de combate ao tráfico de estupefacientes, que envolveu a realização de cerca de 40 buscas nos distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal e Viseu.

Durante a operação, foram apreendidas 543 doses de heroína, 141 doses de cocaína, 78 doses de crack e 12 plantas de canábis, além de 14 armas de fogo, diversas armas brancas, carregadores e mais de mil munições.

Foram ainda apreendidos três veículos, 12.400 euros em numerário, peças em ouro furtadas e diverso material utilizado para a atividade criminosa.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE