Médicos querem centros de saúde abertos até à meia-noite

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 31-12-2017

O bastonário da Ordem dos Médicos defende que todos os agrupamentos de centros de saúde deviam ter uma ou duas unidades sempre abertas até à meia-noite, uma forma de dar resposta a doentes agudos e aliviar urgências hospitalares.

PUBLICIDADE

“Os centros de saúde deviam estar abertos até mais tarde, até à meia noite deviam estar abertas pelo menos uma ou duas unidades por agrupamento de centros de saúde (ACES)”, sugere Miguel Guimarães.

O representante dos médicos defende ainda que os centros de saúde com horário alargado devem ter disponíveis alguns meios auxiliares de diagnóstico.

PUBLICIDADE

Estas sugestões surgem numa altura em que as associações profissionais dos enfermeiros e dos médicos têm alertado para uma elevada procura nos serviços de urgência dos hospitais, descrevendo as situações como complexas ou mesmo caóticas.

Miguel Guimarães reconhece que há muitas pessoas que se descolam às urgências hospitalares e que não terão necessidade, mas lembra que os utentes só o fazem “porque sentem que não têm outra alternativa”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Passámos anos a dizer às pessoas para irem às urgências. Agora temos de fazer um trabalho de educação para a saúde, explicando que há situações agudas que não necessitam de uma ida à urgência hospitalar. Mas para isso temos de ter os cuidados primários preparados para receber as pessoas. O Ministério da Saúde ainda não criou essas condições”, afirmou o bastonário.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE