Coimbra

Médicos acusam hospital de Coimbra de não agir contra assédio moral

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 17-05-2019

Médicos acusa hospital 

O Sindicato dos Médicos da Zona Centro (SMZC) criticou hoje a administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) por não ter resolvido vários casos de assédio moral denunciados há mais de um ano.

“Dois dos casos, relativos a uma médica de imuno-hemoterapia e uma de neurocirurgia, ainda não têm qualquer solução à vista”, afirma o sindicato em comunicado.

PUBLICIDADE

As duas profissionais, “regressadas ao trabalho após gozo de licença de maternidade, um dos períodos mais importantes na vida familiar, viram-se numa situação de afastamento da sua área de diferenciação por imposição dos superiores hierárquicos”.

Estes responsáveis “forçaram o seu isolamento face a outros colegas e estando sujeitas a comportamentos humilhantes, vexatórios e atentatórios da mais elementar dignidade do trabalhador e cidadão”, segundo o SMZC, filiado na Federação Nacional dos Médicos (FNAM).

PUBLICIDADE

“Estas atitudes têm ocorrido de forma sistemática e reiterada com consequências gravosas na saúde física e psíquica das trabalhadoras médicas, bem como na sua vida pessoal, familiar, social e profissional”, lamenta, indicando que, “até ao momento, não houve qualquer intervenção ativa por parte do conselho de administração (CA) do CHUC nos processos denunciados e identificados há mais de um ano” e que o sindicato acompanha.

Um dos casos foi denunciado pela primeira vez em março de 2018, “tendo dado entrada queixa formal em setembro de 2018”, com apoio do gabinete jurídico do SMZC.

PUBLICIDADE

publicidade

O assunto “foi novamente abordado em reunião com o presidente do conselho de administração do CHUC”, em 22 de fevereiro de 2019, tendo Fernando Regateiro informado que remeteu a análise da queixa para o Gabinete de Prevenção de Assédio Moral e Sexual da instituição hospitalar.

“É inadmissível que após mais de um ano de denúncia de assédio moral, crime previsto e punível até dois anos de prisão (artigo 163, nº 2 do Código Penal), nada tenha acontecido, remetendo-se o CA para um suposto relatório do seu Gabinete de Prevenção do Assédio que até à data ainda não chegou, em claro prejuízo das médicas denunciantes e dos utentes”, segundo a nota.

O sindicato salienta que o assédio no local de trabalho “é um fenómeno preocupante, de crescente visibilidade e que é causa de incapacidade e morbilidade significativas”, sublinhando ainda “muitos dos casos não são denunciados pelas vítimas, pelo que a dimensão e gravidade do problema podem ser ainda maiores”.

A agência Lusa tentou obter a posição da administração do CHUC sobre estes casos, o que até agora não foi possível.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE