Coimbra

Médicos acusam Administração de Saúde de amadorismo, irresponsabilidade e desrespeito

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 24-11-2015

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos considera inaceitável que o concurso para o ingresso na Formação Específica do Internato Médico publicado pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) contenha erros, omissões e trocas permanentes.

PUBLICIDADE

“Ano após ano, o caos administrativo demonstra o total desrespeito da ACSS pelos candidatos num momento tão importante e crucial da carreira médica. Trata-se de um ato de negligência e amadorismo da ACSS que, desta forma, prejudica irremediavelmente o Serviço Nacional de Saúde e os doentes”, critica o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes.

Os factos relatados à Ordem dos Médicos, por dezenas de candidatos, são de extrema gravidade: “Ausência de período de reflexão que permita uma escolha com tempo e rigor do local onde se irá passar os próximos anos bem como a opção da especialidade para o resto da vida; trocas e confusões nas vagas; falhas na plataforma informática; desrespeito pelas posições da Ordem dos Médicos e dos médicos candidatos”.

PUBLICIDADE

publicidade

Atempadamente, a Ordem dos Médicos alertou e pediu à ACSS que todas estas situações fossem resolvidas. Assume Carlos Cortes: “Fica demonstrada a incapacidade dos dirigentes da ACSS que, anualmente, lideram estes processos. Não têm condições para continuar a desempenhar os cargos. São eles que estão a prejudicar a escolha dos médicos, a distribuição de especialistas e a defesa dos doentes”.

 

PUBLICIDADE

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) irá reportar estas irregularidades ao próximo ministro da Saúde, a quem solicitará a imediata substituição dos dirigentes da ACSS.

 

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos pugnará pela defesa dos médicos internos que agora iniciam o seu percurso profissional diferenciado e desenvolverá todos os esforços para apoiar os médicos nesta fase decisiva.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE